Hoje é dia Internacional dos Monumentos e Sítios. O Município de Penalva do Castelo associa-se, uma vez mais, à comemoração da efeméride, este ano sob o tema “Catástrofes e Conflitos à luz da Carta de Veneza”, proposto pelo International Council of Monuments and Sites (ICOMOS).
A Carta de Veneza, foi adotada em 1964, duas décadas após a Segunda Guerra Mundial e apresenta, os princípios internacionais orientadores da conservação e do restauro dos monumentos históricos, entendendo que “a conservação e restauro de monumentos visa salvaguardar tanto a obra de arte como o testemunho da história” (artigo 3.º).
Nesse âmbito divulga-se o presente vídeo “Viagem pela intervenção do Mosteiro do Santo Sepulcro”, no qual se pode visualizar o ponto de situação dos trabalhos da obra de reabilitação, bem como alguns dos achados descobertos ao longo do processo. Esta obra é um excelente exemplo de preocupação, valorização e recuperação do património concelhio com elevado valor histórico – classificado como Monumento Nacional – e motivo de orgulho para os Penalvenses, uma vez que foi a primeira casa da Ordem do Santo Sepulcro a ser construída na Península Ibérica, podendo deste modo considerar-se Penalva do Castelo como o berço desta Ordem religiosa na Península Ibérica.