III Corrida Aberta de Atletismo

III Corrida Aberta de Atletismo “Uma Corrida pela Vida”

No dia 27 de Abril , pelas 9.00 horas, decorreu a abertura dos V Jogos Desportivos do Concelho, com a realização das Provas de Atletismo dos diversos escalões.

No mesmo dia, com a colaboração do Centro de Saúde e dos Bombeiros Voluntários de Penalva do Castelo e com o patrocínio de entidades bancárias e comerciais, decorreu, pelas 09.30 horas, a III Corrida Aberta de Atletismo “Uma Corrida Pela Vida ” , destinada à população de todas as idades. Esta iniciativa teve como objectivo sensibilizar a população do concelho de Penalva do Castelo para adquirir hábitos de prática

desportiva e incentivar a realização regular do rastreio dos níveis de colesterol, triglicerídeos, glicémia e a medição da tensão arterial.

Entre todos os participantes, na Corrida Aberta , foi realizado um sorteio de 10 bilhetes para assistir ao treino da selecção A de Portugal, a realizar em Viseu, no dia 23 de Maio de 2008.

Envolvendo 12 instituições, os V Jogos Desportivos do Concelho de Penalva do Castelo constituem mais um momento de convívio entre os jovens do concelho, incrementando hábitos de salutar prática desportiva.

V Jogos Desportivos de Penalva do Castelo

A Câmara Municipal de Penalva do Castelo, está a promover, entre os dias 27 de Abril e 22 de Junho, os V Jogos Desportivos do Concelho de Penalva do Castelo , que visam fomentar, nos jovens, a prática desportiva, fora dos tradicionais contextos competitivos.

Nos V Jogos Desportivos , participam 220 jovens naturais ou residentes no concelho de Penalva do Castelo, com idades compreendidas entre os 7 e os 25 anos (nascidos entre 1982 e 2000), inscritos por 12 Coletividades (Associações, Juntas de Freguesia e Escolas).

Os V Jogos Desportivos incluem modalidades coletivas (Futebol de sete, Futsal, Andebol, Basquetebol) e modalidades de cariz individual (Atletismo, Orientação, Pesca Lúdica e Natação).

No Futebol e no “Futsal”, as equipas participantes nos V Jogos Desportivos têm de ser constituídas por jovens naturais ou residentes na mesma freguesia; no entanto, tendo em consideração a experiência dos anos anteriores, é permitida a inscrição de equipas com atletas provenientes de duas freguesias, desde que a soma das duas freguesias não ultrapasse os 800 eleitores. No Andebol e no Basquetebol, as equipas podem ser constituídas por jovens proveniente de diversas freguesias do concelho, existindo, todavia, limitações quanto ao número de atletas da mesma equipa a participar em competições oficiais.

Estas limitações na constituição de equipas têm por finalidade evitar a transposição direta de equipas a participar em competições oficiais para os Jogos Desportivos, de forma a incentivar a diversificação da prática desportiva e a fomentar uma salutar competitividade.