III Caminhada do Coração

Na sequência de anteriores edições, a Câmara Municipal de Penalva do Castelo promoveu, no dia 28 de Setembro de 2008, Dia Mundial do Coração, pelas 9:00 horas, a III CAMINHADA DO CORAÇÃO.

A Caminhada decorreu na “ROTA DA SENHORA DA SENHORA DA RIBEIRA”, um percurso pedestre de mais de 4 km, dotado com sinalética adequada. Este percurso, situado na freguesia de Pindo, inicia-se e termina na Capela da Senhora da Ribeira, situada na margem direita do rio Dão, na zona de confluência entre o Dão e o Côja, junto da albufeira da Barragem de Fagilde. O percurso permite o contacto com a floresta, avifauna, rio e a diversidade de paisagem agrícola, onde sobressai o cultivo da vinha.

No momento de concentração, os 80 participantes tiveram a possibilidade de fazer o rastreio de níveis biofisiologicos (tensão arterial, glicemia, peso, índice de massa corporal), numa colaboração do Centro de Saúde de Penalva do Castelo, Bombeiros Voluntários de Penalva do Castelo, Junta de Freguesia de Pindo, Farmácia Claro e Farmácia Silveira. Numa pausa realizada durante o percurso e no final da caminhada, foram realizados alguns exercícios fisícos de descontração e relaxamento muscular.

No Dia Mundial do Coração, com esta iniciativa procurou-se sensibilizar a população do concelho de Penalva do Castelo para a importância de adquirir hábitos de prática desportiva e a necessidade de fazer regularmente o rastreio dos níveis biofisiológicos, combatendo a obesidade e prevenindo os efeitos perversos decorrentes do sedentarismo da sociedade actual.