CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR AJUDAM A FLORIR PENALVA

No âmbito do projeto “Florir Penalva” o Município de Penalva do Castelo lançou o desafio ao Agrupamento Escolar local para que as crianças da Educação Pré-Escolar pudessem participar num processo de plantação de flores na sua escola.

O desafio foi prontamente aceite, tendo sido solicitado a cada criança que pudesse contribuir com uma estaca de Sardinheira, uma espécie tradicional dos jardins familiares locais, de forte resistência e que floresce grande parte do ano.

Na escola sede do Agrupamento as crianças colocaram a “mão na terra” e procederam à plantação das estacas na zona envolvente à estufa escolar, onde irão permanecer até serem transplantadas para espaços públicos do concelho. As restantes crianças efetuaram a plantação nos respetivos Jardins de Infância.

Os pequenos jardineiros terão a oportunidade de fazer visitas periódicas às plantações e acompanhar o desenvolvimento das plantas, processo que culminará com a transplantação.

Os alunos com adaptações curriculares significativas também foram envolvidos no projeto, através da realização do registo fotográfico do processo.

Para além da comunidade escolar, o desafio é extensível a toda a comunidade, pelo que todos os interessados poderão contribuir através da doação e entrega de estacas de Sardinheiras, na escola sede do Agrupamento, de modo a contribuir para uma palete mais diversificada de cores e de embelezamento do concelho.

Pretende-se, através desta iniciativa, promover o sentimento de pertença, bem como sensibilizar e envolver as gerações mais jovens e a comunidade em geral para a importância do papel de cada um na preservação dos espaços públicos, tornando as localidades com mais cor, mais vida e mais atrativas.