CONCURSO MUNICIPAL DE IDEIAS DE NEGÓCIO EM PENALVA DO CASTELO – 2022

No dia 12 de maio de 2022 realizou-se, pelas 11h00m, no Auditório da Sede do Agrupamento de Escolas de Penalva do Castelo, a final municipal do Projeto WANTED “Concurso de Ideias de Negócio”, contando com a presença de cerca de 80 pessoas.

Esta iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Penalva do Castelo, Comunidade Intermunicipal da Região Dão Lafões, Gesentrepreneur e o Agrupamento de Escolas de Penalva do Castelo, destinou-se aos alunos do ensino secundário e inseriu-se no âmbito do Projeto de Empreendedorismo nas Escolas da Região Dão-Lafões.

Nesta final municipal, estiveram a concurso cinco ideias de negócio. O “Alarme de Medicamentos” é um projeto que consiste em desenvolver uma caixa de medicamentos de alerta ao doente, na hora certa de quando este deverá tomar os mesmos. O “Filtro de esgoto” é o projeto que comporta num aparelho que é fixado subterraneamente no esgoto que limpa a água (distribuindo-a limpa) e filtra o lixo para um depósito. O “Power Car” que se traduz num camião power bank para auxiliar outros veículos elétricos. O “Banco Solar” que apresenta como objetivo proporcionar um banco solar para carregamento de dispositivos móveis.

O júri, constituído pela Vereadora da Educação do Município de Penalva do Castelo, Lucília Santos; pelo elemento da Direção do Agrupamento de Escolas de Penalva do Castelo, Francisco Guedes e pela Dirigente da Unidade Orgânica de Comunicação, Marketing, Educação, Ação Social, Juventude e Turismo do Município de Penalva do Castelo, Paula Loureiro, teve a difícil tarefa de selecionar a melhor ideia de negócio.

Todos os concorrentes receberam prémios de participação, constituídos por produtos endógenos do concelho, oferecidos pela Câmara Municipal. O vencedor do Concurso Municipal foi o projeto “Banco Solar” ideia desenvolvida pelos alunos João Simões e Rodrigo Silva. O grupo foi premiado com um Jantar no Hotel Paradores “Casa da Ínsua”.

A equipa vencedora do projeto irá participar, no próximo dia 26 de maio, no Concurso Intermunicipal, em Viseu, onde será eleita a melhor ideia de negócio ao nível dos municípios da região Dão Lafões.

Com este projeto, pretende-se despertar o espírito de iniciativa e empreendedorismo nos jovens em idade escolar, envolvendo alunos, professores e empresas, reconhecendo e valorizando a criatividade e a inovação.

Na região Dão Lafões, pretende-se, desta forma, dotar as novas gerações de mais capacidade de iniciativa e de empreendedorismo impulsionando o desenvolvimento sustentado da região.