Como poupar água em casa para respeitar o meio ambiente e poupar dinheiro

Poupar água tornou-se uma necessidade, não só para os nossos bolsos, mas também para cuidar do planeta, que sofre cada dia mais com os danos do consumo insustentável exercido por todos nós enquanto sociedade. De facto, a preocupação geral pela população mundial tem aumentado, e os dados mostram que estamos a combater o desperdício. No entanto, ainda há um longo caminho a percorrer no que diz respeito à proteção do recurso natural mais importante e essencial à vida humana.

Que medidas de poupança de água podemos aplicar em casa?

Nunca é demais aplicar medidas de poupança em casa para reduzir as contas do consumo de água e cuidar do ambiente. A Selectra, juntamente com a Câmara Municipal de Penalva do Castelo, dão-lhe algumas recomendações.

Assim, entre as recomendações para poupar água, lembramos a importância  de manter as torneiras fechadas sempre que não estiverem a ser usadas. Pode parecer óbvio, mas a verdade é que gestos tão simples como fechar a torneira enquanto lavamos as mãos,  ou enquanto lavamos a loiça, podem poupar vários litros de água. Além disso, é essencial trocar as torneiras se forem torneiras antigas, pois as mais modernas podem contribuir para uma poupança de 50% do nosso consumo.

No entanto, no caso de não se poder assumir uma intervenção deste tipo, outra solução óptima seria a instalação de redutores de fluxo nas torneiras antigas. Estes pequenos dispositivos permitem, com um custo mínimo, uma poupança d e água que pode atingir os 65%. Além disto, se também as combinarmos com a instalação de válvulas redutoras de pressão, o custo da água será reduzido consideravelmente sem grandes investimentos.

Em relação ao banho, é importante optar pelo chuveiro, já que a poupança em relação ao banho pode chegar a 50%. Outro dos truques que podemos usar ao tomar banho é aproveitar a água que desperdiçamos enquanto esperamos que aqueça e usá-la para outras tarefas, como regar as plantas ou  para lavar o chão da casa. Além disso, para regar as plantas, também podemos usar a água da chuva, que será mais benéfica para a terra e também pode ajudar a poupar até 33% no consumo no final do mês.

A casa de banho é um dos espaços da casa onde mais se utiliza água, e por isso outra das recomendações dadas pela Selectra, é usar pequenos baldes do lixo e evitar usar a sanita para se livrar de papel e outros resíduos gerados no local. Cada descarga do autoclismo pode consumir entre 6 e 12 litros de água, um gasto que nem o planeta nem o bolso deveriam assumir na hora de deitar papéis fora.

Nesse sentido, recomenda-se apostar nos modelos de sanitas com autoclismo de botão duplo, pois, com descargas de 3 e 6 litros, sendo a fórmula mais eficiente para poupar água. No entanto, se a troca do autoclismo não for uma opção, existem outras alternativas, como a instalação de dispositivos de poupança ou limitadores de descarga dos autoclismos, que podem reduzir o consumo de água em até 3 litros a cada descarga.

Por último, não devemos esquecer também de prestar atenção aos eletrodomésticos que embora a sua razão de ser seja facilitar a vida quotidiana e poupar tempo, a utilização incorrecta pode aumentar o consumo de água, especialmente no caso das máquinas de lavar loiça e máquina de lavar. Por isso, a Selectra sublinha a importância de aproveitar as capacidades máximas de carga oferecidas pelos fabricantes e aguardar enchê-las na totalidade antes de as colocar em funcionamento, evitando assim o desperdício de dezenas de litros de água.

No caso da máquina de lavar loiça, embora se pense o contrário, é mais eficiente e requer menos água do que a lavagem à mão.

Fazer inspeções regulares para certificar-se de que não há fugas, trocar aparelhos por outros mais modernos e eficientes, realizar pequenas melhorias para substituir aparelhos mais respeitosos com o ambiente, seria a maneira ideal de poupar água… No entanto, aplicar algumas ou todas essas pequenas dicas e práticas diárias também podem ajudar reduzir nosso consumo sem grandes investimentos.