O Município de Penalva do Castelo celebrou, como habitualmente, o Dia Mundial do Enoturismo. No dia 9 de novembro o Solar da Casa da Ínsua acolheu a iniciativa e através de uma viagem envolvente deu a conhecer espaços emblemáticos e pormenores da Quinta e da Casa. A visita orientada pelo enólogo da Quinta, o Eng.º José Matias, permitiu aos participantes o descobrir de particularidades, história(s) da Quinta, produtos e os desafios que a atividade agrícola enfrenta atualmente. A Casa da Ínsua é a única exploração agrícola localizada em 3 regiões Demarcadas, a produzir e a certificar 5 produtos com denominação de Origem Protegida – DOP, Vinho do Dão, Queijo Serra da Estrela, Requeijão Serra da Estrela, Borrego Serra da Estrela e maçã Bravo de Esmolfe.
O acolhimento dos participantes decorreu no Largo do Chafariz, pelos representantes da Casa da Ínsua, Eng.º José Matias e Dr. Miguel Couto, seguindo-se a visita aos diferentes recantos da Quinta, os jardins, a vinha, a queijaria espaços museológicos, Adega e o Interior da Casa.
A segunda parte da tarde deu lugar à harmonização de sabores e aromas locais, na qual o Eng.º José Matias apresentou aos participantes, características e particularidades de cada vinho degustado. Este momento iniciou com um brinde ao Dia Mundial do Enoturismo com o Espumante Bruto Casa da Ínsua 2022, acompanhado pelos produtos apresentados pelos Sabores D`Avó – Folar de Maçã Bravo de Esmolfe (vencedor do Concurso Delícia de Maçã Bravo de Esmolfe 2024), Cavaquinhos e biscoitos e o Bolo Rei de Maçã Bravo de Esmolfe de Sandra`F Sweet C@kes (também já premiado pelo referido concurso).
Seguiram-se as seguintes harmonizações: Vinho Branco Casa da Ínsua Reserva 2023 acompanhado com Queijo Serra da Estrela Velho com 6 meses de cura; o vinho tinto Casa da Ínsua Reserva 2018 acompanhado com os enchidos de Isidro Macário e a broa de milho da Padaria de Santo António; o vinho tinto Casa da Ínsua Grande Reserva 2017 com QSE Velho de 12 meses de cura.
A preparação das harmonizações e o serviço de mesa contou com a colaboração de duas alunas do Curso Profissional de Cozinha e Pastelaria do Agrupamento de Escolas de Penalva do Castelo, que com os seus valiosos contributos.
O Senhor Vice-Presidente da Câmara Municipal, José Laires, esteve presente durante o decorrer de todo o evento e reforçou a importância deste tipo de iniciativas, experiências e parcerias para promover o enoturismo, a cultura local e alavancar o turismo local.