CAMPANHA “ATOS QUE SÃO UMA NÓDOA” SENSIBILIZA PARA A ELIMINAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES

Dados preliminares do Observatório de Mulheres Assassinadas da União de Mulheres Alternativa e Resposta (UMAR) indicam que entre 1 de janeiro e 15 de novembro de 2020 ocorreram 16 femicídios em Portugal em contexto de relações de intimidade, tendo sido assassinadas 14 mulheres noutros contextos.

Para além desta forma extrema de violência, da qual resultaram 30 mulheres assassinadas, houve 43 tentativas de femicídios nas relações de intimidade e 6 noutros contextos.

Com o objetivo de alertar para esta dramática realidade, bem como repudiar qualquer forma de violência, o Município de Penalva do Castelo, através da Rede Social, do seu Plano Municipal para a Igualdade e em parceria com a Biblioteca Municipal e o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), produziram um conjunto de cartazes que tiveram como ponto de partida o mote “ATOS QUE SÃO UMA NÓDOA”.

Com fotografia de Luís Correia, técnico do IPDJ, a campanha, lançada a 25 de novembro, assinala o Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres.

Seja um agente da mudança e denuncie situações de violência.