Biblioteca Municipal de Penalva do Castelo “Continua ON”

Apesar de encerrada ao público, em resultado de Despacho Municipal de 11 de janeiro e do estado de emergência em vigor desde o passado dia 15 de janeiro, a Biblioteca Municipal de Penalva do Castelo continua a disponibilizar diversos dos seus serviços à comunidade penalvense.

Desde logo, o serviço de empréstimo domiciliário de documentos (livros, dvd’s, cd’s,…), não só continua ativo como permite agora o empréstimo simultâneo de um maior número de documentos e por um período de tempo mais alargado. Todos os leitores e utilizadores que pretendam usufruir deste serviço necessitam apenas de contactar a Biblioteca Municipal, escolher os documentos que pretendem requisitar e os mesmos ser-lhes-ão entregues no exterior da Biblioteca Municipal ou na própria residência, de forma totalmente gratuita. Também o serviço de “Cópias&Impressões”, considerando o reinício do ensino à distância, se encontra ativo e com entregas gratuitas ao domicílio.

De igual forma, os serviços de referência e informação à comunidade continuam ativos e procuram, diariamente, intermediar e difundir informação fidedigna, de qualidade e interesse local. As atividades de animação e promoção do livro e da leitura transitaram da modalidade presencial para online, nomeadamente o projeto “Sábados na Biblioteca”, que continua a ser dinamizado semanalmente a partir da página do facebook (www.facebook.com/BIBLIOTECAdepenalva).

O livre acesso à rede Wi-Fi/Internet, através dos Access Points “WiFi4EU” ou “BMPC”, que se encontram instalados no edifício da Biblioteca Municipal, continua a estar disponível de forma gratuita para toda a comunidade.

Para breve, está ainda prevista a iniciativa “Biblioteca Municipal, uma Voz Amiga”, uma iniciativa de combate ao isolamento social em tempos de pandemia, que, através de uma chamada telefónica, permitirá a partilha de leituras, de histórias e de memórias entre a Biblioteca Municipal e todos aqueles se encontram em situações de maior isolamento e a necessitar de uma voz amiga com que conversar.

Para qualquer um dos serviços referidos, será sempre necessário a realização de um contacto prévio com a Biblioteca Municipal (965064126 | 232640020 | biblioteca@cm-penalvadocastelo.pt).