ARTE DA CESTARIA ABRIU CICLO DE WORKSHOPS DE ARTESANATO DO CONCELHO

O Município de Penalva do Castelo, consciente da importância das artes e ofícios do concelho e de forma a contribuir para a sua divulgação e promoção iniciou, no dia 20 de dezembro, um ciclo de workshops de artesanato do concelho. Esta iniciativa, que decorreu na Biblioteca Municipal, vem no seguimento de outras anteriormente realizadas com os mesmos objetivos.

A tarde, conduzida de uma forma exemplar e envolvente pelo artesão penalvense Albertino Figueiredo, iniciou com a apresentação das matérias primas (vime, piteira, cana, videira selvagem e junco) e os utensílios artesanais, utilizados nesta arte. Seguiu-se a demonstração das várias fases da elaboração de um cesto, onde os participantes puderam observar e experienciar fazer o seu próprio cesto através de um processo totalmente artesanal.

A principal matéria prima utilizada – o vime – ganhou forma pelas mãos dos participantes sob a excelente orientação e partilha de conhecimentos do artesão que herdou este saber pelo seu avô materno.

O entusiasmo dos participantes foi notório tendo sido manifestado o interesse de dar continuidade à iniciativa.

Através da promoção destas iniciativas a Câmara Municipal contribui para a valorização, partilha e divulgação de artes e saberes ancestrais identitárias do território.