Apresentação do livro “O VOLFRAMISTA”, de Acácio Pinto

A Biblioteca Municipal de Penalva do Castelo acolhe, no próximo dia 14 de maio (domingo), pelas 15h00, a apresentação do livro “O VOLFRAMISTA”, uma obra de ficção, da autoria de Acácio Pinto, distinguida em 2022 com “Prémio Literário Cónego Albano Martins de Sousa”, na modalidade de prosa.

A apresentação do livro estará a cargo de Vítor Pires. A sessão de apresentação contará com um momento musical interpretado por José Pedro Pinto.

Sobre o livro:
“… [O Volframista] é claramente um romance de época, com um forte enraizamento local, onde facilmente relacionamos pessoas e lugares, funções e condições e que traz consigo uma boa dose de investigação que nos ajuda a conhecer melhor o período em que a história acontece [Segunda Guerra Mundial] e ainda a olhar para o futuro com esperança de que as gerações de emigrantes portugueses não percam a identidade e o valor das suas raízes. Encontramos no texto cenas vivas que narram bem as condições de vida das pessoas e que permitem, entre outros aspetos, um olhar sobre a condição da mulher, quase sempre vítima de violência, fosse qual fosse a classe social a que pertencia, e tantas vezes, vítima de abandono e da consequente pobreza…Helena Castro – elemento do júri (excerto da intervenção aquando da entrega do prémio).

Sobre o autor:
Acácio Santos da Fonseca Pinto nasceu em 1959, no concelho de Sátão, em Rãs.
É professor de Geografia no Agrupamento de Escolas de Sátão. Tem formação na área da docência para o primeiro ciclo e para o 3.º ciclo e ensino secundário – Geografia.
Efetuou mestrado em Geografia, na área do ordenamento do território e desenvolvimento e é licenciado em Direito.
Foi Governador Civil do Distrito de Viseu e deputado à Assembleia da República.
Publicou as seguintes obras:
– “Turismo em Espaço Rural, motivações e práticas” – ensaio, Palimage, 2004;
– “Intimidades Traídas” – ficção, Edições Esgotadas, 2011;
– “Essências” – poesia, Edições Esgotadas, 2013;
– “O Volframista” – património, Edições Esgotadas, 2022.