ALMOCE E JANTE CONNOSCO EM ESMOLFE – 2ª EDIÇÃO

No dia 3 de março, realizou-se a 2ª edição da iniciativa “Almoce e Jante Connosco”, na aldeia de Esmolfe, inserida no plano de valorização da Aldeia de Esmolfe. A localidade integra, desde julho de 2022, a rede Aldeias de Portugal, tendo sido classificada como Aldeia de Portugal, um projeto da ADD – Associação de Desenvolvimento do Dão com o apoio da Junta de Freguesia de Esmolfe, da Câmara Municipal de Penalva do Castelo e o envolvimento do Grupo de Trabalho da Aldeia.

O programa iniciou com o breve aquecimento físico e continuou com uma caminhada orientada e interpretada pelo Esmolfense João Evangelista. O percurso pelo património da freguesia envolveu momentos de animação e recriação histórica, dinamizados pela comunidade local, que enriqueceram a iniciativa e contribuíram dar a conhecer a história e tradições da freguesia. Foi possível visitar a Igreja de N. ª Sr.ª da Conceição, a Necrópole Medieval, a Capela de Santo Ildefonso, a Anta do Penedo do Com e os Abrigos Pré-Históricos. As belas paisagens, fauna e flora também não passaram despercebidas aos olhares dos participantes.

Seguiu-se o tradicional almoço convívio, com sabores genuínos e momentos de animação medieval. A iniciativa decorreu na tenda, instalada para o efeito, cuidadosamente decorada com peças elaboradas na oficina de embelezamento que se encontra a decorrer à quinta-feira na junta de freguesia local e que tem como objetivo criar elementos identitários que contribuam para tornar a aldeia mais atrativa.

A tarde prosseguiu com o espetáculo de artes circenses, dinamizado pelo Teatro Hábitos, envolvendo malabarismo, equilibrismo, acrobacias e manipulação de vários objetos e de fogo.

No decorrer do evento foram também divulgadas as iniciativas que irão decorrer em breve, nas aldeias classificadas como Aldeias de Portugal, nas quais Esmolfe também irá participar, nomeadamente: Águas de Março, dia 9 de março, nas Caldas da Felgueira (Nelas) e Aldeias em Festa, nos dias 23 e 24 de março, na Barranha (Aguiar da Beira).

Assim, em verdadeiro espírito comunitário, unindo esforços para com a arte de bem receber, se realizou esta atividade que visa contribuir para a revitalização dos elementos identitários da aldeia e, ao mesmo tempo fortalecer laços e sentimento de pertença, atraindo, deste modo, mais visitantes à Aldeia e ao Território.