Oportunidades Já

A Rede Social de Penalva do Castelo realizou, no passado dia 25 de Maio, no Auditório da Banda Musical e Recreativa de Penalva do Castelo, a ação de sensibilização “ Oportunidades Já: empreendedorismo e formação ”, destinada a desempregados, empresários e população em geral, que contou com a presença de cerca de 200 participantes.

Esta iniciativa constava do 1º Plano de Ação (2006/2007), no eixo de intervenção “ Fomentar a criação de emprego, promovendo a qualificação profissional ”.

A sessão de abertura foi efetuada pelo Presidente do Conselho Local de Ação Social de Penalva do Castelo, Dr. Leonídio Monteiro tendo, de seguida, sido dada a palavra ao Dr. Carlos Ferreira, vice-presidente da Câmara Municipal de Penalva do Castelo, que discursou acerca do papel da Câmara Municipal no apoio ao empreendedorismo.

Esta sessão contou ainda com a presença do diretor do Centro de Emprego de Viseu, Dr. Fernando Esteves, que abordou a questão dos programas do Centro de Emprego de apoio ao empreendedorismo e com a Eng.ª Berta Delgado, da Associação Industrial da Região de Viseu, que centrou o seu discurso na temática da incubação de empresas.

O segundo painel teve início com uma exposição sobre a criação de projetos de negócios nos setores do comércio e serviços, efetuada pelo Eng.º Gil Ferraz, vice-presidente da Associação Nacional de Jovens Empresários. De seguida, tomou a palavra a Dr.ª Maria Teresa Pinto, técnica da Associação de Desenvolvimento do Dão, que discursou sobre o papel desta associação no apoio à criação do próprio emprego e ao processo de certificação de salsicharias e queijarias. Por último, a Dr.ª Joana Afonso, técnica da Associação Nacional do Direito ao Crédito, abordou a questão do microcrédito.

Após a pausa para o almoço, a Dr.ª Irene Pereira, coordenadora do programa “Novas Oportunidades” nos distritos de Viseu, Aveiro e Coimbra, falou acerca desta iniciativa e, o Dr. Miguel Gomes, do Centro de Formação Profissional de Viseu, fez uma exposição sobre o processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências. Este painel foi finalizado com a intervenção do Eng.º Gil Ferraz que falou acerca da formação técnica especializada – nível IV, do Pólo Tecnológico de Viseu.