Este é já o 8º ano que a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Penalva do Castelo assinala o Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância, que decorre durante este mês de abril.
Neste ano particularmente difícil, complexo e desafiador para todos, não podemos deixar de passar a nossa mensagem protetiva no que às crianças diz respeito, ainda que todas as atividades presenciais que a CPCJ tinha planeado no início do ano para este mês, tenham sido suspensas.
Estamos a organizar novas atividades, que possam ser realizadas em família no aconchego dos lares e que possam ajudar a cimentar valores essenciais para a formação e bom desenvolvimento das crianças, como o valor da família, da solidariedade, da empatia, do respeito e da amizade.
“Serei o que me deres…que seja amor” é o lema proposto pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens para a campanha deste ano, por isso, que esta fase pela qual estamos a passar, em que as crianças têm que permanecer em casa, junto das famílias, seja aproveitada com momentos que as possam aproximar mais e que as mesmas se sintam amadas e protegidas, como é o seu direito.
A mensagem do laço azul e da história que lhe está associada, trabalhada com os alunos do concelho nas edições anteriores desta campanha, fica este ano espelhada em instituições públicas do concelho, onde foram colocadas tarjas alusivas à campanha. Que esta mensagem sirva de lembrete para o importante papel que todos nós temos na proteção e bem-estar das nossas crianças, os adultos de amanhã.