ABRIL – MÊS DA PREVENÇÃO DOS MAUS-TRATOS NA INFÂNCIA E NA JUVENTUDE EM PENALVA DO CASTELO

Similarmente ao ocorrido em anos transatos, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Penalva do Castelo associou-se à campanha nacional de Prevenção dos Maus-Tratos na Infância e na Juventude, cujos propósitos consistem, primordialmente, na sensibilização da comunidade para a relevância da adoção de uma cultura preventiva face às diversas formas de maus-tratos, físicos e/ou psicológicos, bem como na promoção dos direitos das crianças e do seu superior interesse.

No decurso do mês, foram várias as iniciativas, patentes no seu Plano de Ação 2023, implementadas em parceria com o Agrupamento de Escolas de Penalva do Castelo, a Câmara Municipal, a Biblioteca Municipal, a GNR, as IPSS e outras instituições.

Iluminado de azul, o edifício dos Paços do Concelho assim permaneceu durante todo o mês, à semelhança das tarjas com o Laço Azul, que foram afixadas na fachada das principais instituições públicas. Da campanha constou ainda a colocação de estruturas metálicas, em forma de laço, na rotunda da entrada principal da vila, procurando-se, deste modo, um maior impacto na sensibilização e alerta da comunidade para a causa.

A Exposição Azul, resultante da criatividade e do empenho da Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico do concelho, assim como de IPSS, com valência de Infância e Juventude, esteve patente ao público, durante todo o mês de abril, no átrio da Câmara Municipal.

Elaborado o Calendário dos Afetos, procedeu-se à sua distribuição, de modo atempado, em todos os estabelecimentos de ensino da Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas local.

As palestras promovidas por esta Comissão, subordinadas à temática do Bullying e direcionadas aos alunos do 2º CEB, tiveram lugar nos dias 20 e 21 de abril. As mesmas foram dinamizadas com a colaboração do IPDJ de Viseu, sendo que os alunos reagiram de forma bastante entusiástica.

A Biblioteca Municipal associou-se, mais uma vez, a esta campanha, em parceria com a CPCJ, dinamizando, a 22 de abril do corrente, nas suas instalações, a ação de sensibilização “Estou aqui contigo”.

A culminar as iniciativas do mês, a Caminhada Azul e a realização do Laço ocorreram no dia 29 de abril, pelas 15h00. A atividade foi programada em colaboração com a da Unidade Orgânica de Desporto e Tempos Livres da Autarquia, tendo registado uma adesão significativa por parte da comunidade. Aos cerca de 170 participantes foi oferecida uma t-shirt azul. A partida foi antecedida de uma pequena sessão de ginástica, sob a orientação de membros do Gabinete de Desporto da Autarquia, e da realização de um laço humano, como gesto simbólico de solidariedade por todas as crianças e jovens que são vítimas de maus-tratos.

As palestras sobre a “Lei Tutelar Educativa”, que serão levadas a efeito no próximo dia 9 de maio, ainda integram o conjunto de iniciativas organizadas para assinalar a campanha de prevenção dos maus-tratos. Destinam-se aos alunos do 9º ano do Agrupamento de Escolas de Penalva do Castelo e serão dinamizadas pela “Escola Segura”.

A CPCJ de Penalva do Castelo