ABRIL 2023 – MÊS DA PREVENÇÃO DOS MAUS-TRATOS NA INFÂNCIA E NA JUVENTUDE

À semelhança do que tem ocorrido em anos transatos, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Penalva do Castelo associou-se à campanha nacional de Prevenção dos Maus-Tratos na Infância e na Juventude, cujos propósitos consistem, primordialmente, na sensibilização da comunidade para a relevância da adoção de uma cultura preventiva face às diversas formas de maus-tratos, físicos e/ou psicológicos, simbolizados internacionalmente por um laço azul, bem como na promoção dos direitos das crianças e do seu superior interesse.

De acordo com o seu Plano de Ação 2023, esta Comissão leva a efeito, no decurso deste mês, um conjunto de iniciativas, em parceria com o Agrupamento de Escolas de Penalva do Castelo, a Câmara Municipal, a Biblioteca Municipal, a GNR, as IPSS e outras instituições.

O edifício dos Paços do Concelho foi iluminado de azul e também foram afixadas tarjas com o Laço Azul na fachada das principais instituições públicas. Foram ainda colocados materiais alusivos à campanha na rotunda da entrada principal da vila de Penalva do Castelo, como forma de sensibilizar e alertar a comunidade para esta causa.

Encontra-se patente ao público, no átrio da Câmara Municipal, durante todo o mês de abril, a Exposição Azul, resultante da criatividade e do empenho da Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico do concelho e das IPSS do concelho com valência na área da Infância e Juventude.

Procedeu-se à distribuição do Calendário dos Afetos em todos os estabelecimentos de ensino da Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas.

Serão promovidas palestras subordinadas à temática do Bullying, particularmente direcionadas para os alunos do 2º e do 3º CEB, com a particular colaboração da Escola Segura e do IPDJ de Viseu.

Também a Biblioteca Municipal se associou a esta campanha, em parceria com a CPCJ, dinamizando, a 22 de abril do corrente, nas suas instalações, a ação de sensibilização “Estou aqui contigo”.

Por último, no dia 29 de abril, pelas 15h00 realizar-se-á a Caminhada Azul, em colaboração com a da Unidade Orgânica de Desporto e Tempos Livres da Autarquia. A atividade é gratuita, mas carece de inscrição prévia. Aos participantes será oferecida uma t-shirt azul e será formado um laço humano, antes da partida, como gesto simbólico de solidariedade por todas as crianças e jovens que são vítimas de maus-tratos.

A CPCJ de Penalva do Castelo