A Biblioteca Municipal de Penalva do Castelo acolheu a Fase Intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura

Foi no dia 18 de abril, que a Biblioteca Municipal organizou a Fase Intermunicipal (Viseu Dão-Lafões) da 16ª edição do Concurso Nacional de Leitura, uma iniciativa que contou com a participação de cerca de 140 concorrentes, provenientes dos diversos concelhos que compõem este território beirão.

Esta fase intermunicipal assumiu a modalidade de “concurso-espetáculo”, foi constituída por uma prova escrita e por uma prova oral/de palco e permitiu apurar os finalistas por categoria (ciclos de ensino) que representarão a região na final nacional do Concurso Nacional de Leitura, que decorrerá no próximo dia 03 de junho.

As provas escritas, resolvidas por todos os concorrentes, decorreram na Biblioteca Municipal e basearam-se nas 4 obras literárias selecionadas pela organização para esta etapa do concurso. As provas orais/de palco, abertas ao público, foram constituídas por dois momentos (uma prova de argumentação e uma prova de leitura expressiva), desenrolaram-se na Casa da Ínsua, no Salão Príncipe das Beiras, e foram realizadas pelos cinco concorrentes de cada ciclo de ensino, melhor classificados na prova escrita.

O Concurso Nacional de Leitura é uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura (PNL), em parceria com a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), a Rede das Bibliotecas Escolares (RBE), o Instituto Camões – Instituto da Cooperação e da Língua e a Rádio Televisão Portuguesa (RTP), e constitui o maior evento de promoção da leitura dirigido aos estudantes portugueses.

Através desta prova-espetáculo intermunicipal, que teve como principal objetivo estimular o gosto pela leitura nas gerações mais jovens, num encontro que se tornou numa grande festa do livro, Penalva do Castelo assumiu, pela segunda vez nas últimas 5 edições, o estatuto de capital intermunicipal da leitura.

A organização desta iniciativa contou com o apoio direto da Coordenação Interconcelhia da RBE, do Agrupamento de Escolas de Penalva do Castelo, designadamente da equipa da Biblioteca Escolar e do Curso Profissional de Cozinha/Pastelaria, e com o patrocínio de diversas outras entidades (Edições Esgotadas, Fnac/Viseu, Leya/Pretexto, Papelaria Adrião, papelaria Emy e Parador Casa da Ínsua).

———————————————–

Apurados de Viseu Dão Lafões para a Final Nacional do CNL:

» 1ºCEB:
Francisco Almeida Cardoso (Agrupamento de Escolas do Viso – Viseu);
Maria Sofia Novais (Agrupamento de Escolas Tomaz Ribeiro – Tondela).

» 2º CEB:
Maria Madalena Diogo (Agrupamento de Escolas Infante D. Henrique – Viseu);
Inês Antunes Branquinho (Agrupamento de Escolas Cândido de Figueiredo – Tondela).

» 3º CEB:
Mafalda Sousa Frias (Agrupamento de Escolas de Sátão);
Beatriz Martins Malta (Agrupamento de Escolas Grão Vasco – Viseu).

» Ens. Secundário:
Leonor Maria Correia (Escola Secundária Alves Martins – Viseu);
Francisca Pereira Pais (Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Paiva).