O Município de Penalva do Castelo marcou presença, no passado dia 9 de dezembro, em Oliveira de Frades, na Mesa-Redonda “A Rota MEG como eixo de coesão territorial, educação patrimonial e recurso turístico”.
A sessão apresentou as novas iniciativas da CIM Viseu Dão Lafões ligadas à dinamização da Rota do Megalitismo – MEG, projeto do qual Penalva do Castelo integra com a Anta do Penedo do Com.
O megalitismo continua a afirmar-se como uma referência essencial na valorização turística e cultural da região. A iniciativa teve a participação de investigadores, autarcas, técnicos municipais e vários agentes locais. Foi destacado o processo de classificação nacional do conjunto megalítico do território e a integração na rede internacional Megalithic Routes, reconhecida pelo Conselho da Europa, o que contribui para a salvaguarda e valorização deste património
O programa terminou com a inauguração da Exposição Itinerante MEG, que ao longo de 2026 irá percorrer os 15 municípios da Rota (14 da CIMVDL e Sever do Vouga), aproximando as comunidades de um património milenar e singular.
Penalva do Castelo reafirma assim o seu compromisso na valorização do megalitismo como elemento identitário e motor de desenvolvimento regional.











