5 ALDEIAS DO TERRITÓRIO DE INTERVENÇÃO DA ADD SÃO “ALDEIAS DE PORTUGAL” ESMOLFE FOI CLASSIFICADA COMO “ALDEIA DE PORTUGAL”

5 Aldeias do território de intervenção do GAL/ADD foram ontem galardoadas pela ATA – Associação de Turismo de Aldeia, com a classificação “Aldeias de Portugal”: Castelo – Sátão, Esmolfe – Penalva do Castelo, Barranha – Aguiar da Beira, Quintela de Azurara – Mangualde e Caldas da Felgueira – Nelas.

A classificação da aldeia de Esmolfe foi anunciada, na passada quarta-feira, no Palco Mundo – Pavilhão 4 da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), onde foi entregue ao representante da Aldeia o Certificado de classificação e a uma andorinha em cerâmica, símbolo das Aldeias de Portugal.

Este anúncio foi antecedido pela Conferência “Aldeias de Portugal, da Memória ao Futuro”, que contou com a presença de mais de uma centena de pessoas, onde foram apresentadas ideias e linhas orientadoras e compromissos para uma estratégia para o futuro, com a intervenção de autarcas, empresários, habitantes das aldeias, entre outros.

A atribuição desta Marca é o primeiro resultado de um processo co-construído pela comunidade da aldeia, com a realização de reuniões periódicas dinamizadas pela equipa técnica do GAL/ADD e da ATA, em parceria com a Junta de Freguesia de Esmolfe, bem como Executivo e Técnicos do Município de Penalva do Castelo.

Esta certificação é o início de um projeto de envolvimento que implicou a Co-construção da ideia colectiva, com a constituição de um Grupo de Trabalho representativo das gentes da aldeia, por forma a envolver e mobilizar a comunidade, na reflexão e partilha de perceções sobre oportunidades e desafios visando a sua valorização; a Inventariação de Recursos da aldeia, designadamente: património natural e construído; tradições; festas e romarias; contos, lendas e cantigas; gastronomia; percursos; atividades tradicionais; personalidades e as vivências locais. Da envolvência deste Grupo de Trabalho resultará a proposta de um Plano de Valorização da Aldeia, a ser avaliado pela ATA e posteriormente validado por toda a comunidade.

Este Plano fará parte integrante das atividades divulgadas na Rede Aldeias de Portugal, com o objetivo de atrair visitantes à recente Aldeia de Portugal, Esmolfe.

A ATA – Associação do Turismo de Aldeia, composta por vários GAL – Grupos de Ação Local, constitui-se como uma rede interativa e colaborativa de aldeias, assente na partilha e na utilização da metodologia e princípios da abordagem Leader para a co-construção de um projeto de desenvolvimento e valorização de cada aldeia, baseado nos seus recursos e potencialidades, no envolvimento da comunidade e atores locais. A metodologia aplicada objetiva a sintonia em torno da ideia de potenciar o desenvolvimento e a promoção dos territórios rurais. A sua missão é a melhoria da qualidade de vida da população rural e valorização das vivências e tradição rural portuguesa, através da promoção e preservação do património rural.

A classificação da aldeia de Esmolfe como Aldeia de Portugal, advém do Projeto de Cooperação “Aldeias de Portugal – consolidação e replicação nacional”, financiado pela Medida – 10.3 LEADER- «Atividades de Cooperação dos GAL» do Programa de Desenvolvimento Rural 2020, promovido pelos seguintes GAL: ADD, A2S, ADDLAP, ADICES, ADRACES, ADRIMAG, ADRIMINHO, APRODER, AVEIRO NORTE, AVEIRO SUL, COIMBRA + FUTURO, CORANE, DESTEQUE, DOURO SUPERIOR e IN LOCO e ADRITEM, líder desta parceria.