2º Workshop de trabalho em rede no âmbito do Projeto AccessTur

No dia 30 de novembro, a Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões promoveu, no Auditório Municipal de Santa Comba Dão, o 2º Workshop de trabalho em rede no âmbito do Projeto AccessTur.

O AccessTUR é um projecto de promoção do turismo acessível e da inclusão social, promovido pela “Accessible Portugal”, com o apoio do Turismo do Centro e da CIM Viseu Dão Lafões. Os seus principais objetivos são qualificar a oferta e a procura turística, desmistificar preconceitos e estereótipos sobre as pessoas com deficiência ou algum tipo de característica diferenciadora e desenvolver o potencial turístico da região Centro.

O Município de Penalva do Castelo recebeu um “KIT Multiformato” e um “Pack Ensino”.

O Kit de informação multiformato é constituído por material de promoção turística personalizada em Língua Gestual Portuguesa, Escrita Simples e em Braille; uma peça em relevo 2D ou 2D1/2 e um MP3 com audiodescrição de uma imagem ou vídeo promocional do Município.

Por sua vez, o pack ensino, desenvolvido para as escolas, inclui várias ferramentas para a sensibilização sobre o tema da inclusão social e para a desmistificação dos preconceitos e estereótipos sobre as pessoas com deficiência ou necessidades especiais, permitindo às crianças tornarem-se autênticos “guardiões da inclusão”.

Esta abordagem comunicativa assente no multiformato permite que a informação turística dos municípios da CIM Viseu Dão Lafões possa ser apresentada de diversas formas e através de diferentes meios complementares: escrita simples para uma leitura fácil, impressão ampliada e com alto contraste, impressão em Braille, imagens em relevo bidimensional, informação áudio para pessoas que não conseguem ver e informação em Língua Gestual Portuguesa para pessoas surdas.