Procurar
Close this search box.

ROTA DA SENHORA DA RIBEIRA – UM PERCURSO ENTRE TRADIÇÕES, PATRIMÓNIO E EXTENSOS VINHEDOS

A Câmara Municipal de Penalva do Castelo em colaboração com a Associação Rio Côja e a Junta de Freguesia de Pindo promoveram, no dia 25 de junho, a dinamização do PR1 PCT Rota da Senhora da Ribeira, com uma caminhada que calcorreou por tradições, património e extensos vinhedos identitários das aldeias e da freguesia de Pindo.

O percurso iniciou junto à capela da Senhora da Ribeira, em Moinhos de Pepim, onde foram fornecidas informações sobre percurso pela Presidente da Associação Rio Côja Susana Pais.

Antes do início da caminhada os participantes foram surpreendidos com um pequeno espetáculo aéreo de Paramotor. Um momento interessante num belíssimo enquadramento natural.

O trajeto circular que deambulou entre os vinhedos, o rio Côja e o casario das aldeias permitiu a descoberta de tradições, cenários do mundo rural, artes, ofícios e património, nomeadamente: a Capela de N. Sr. ª da Ribeira, os Moinhos de Água e a lavadeira no rio Côja; o cozer dos bolos de azeite no Forno Comunitário, o saltar da fogueira, a Capela de S. Simão (Aldeia de Casal-Diz), a Capela do Mártir S. Sebastião (Mártir), a Capela de N.Sr.ª de Fátima (Pindo de Cima), a Igreja Paroquial de S. Martinho de Pindo (Pindo), a Capela de N. Sr.ª do Ó (Corga), a Capela de Santo António (Casal-Diz), a Capela da Quinta Nova (Quinta-Nova), a “sacha” do feijão e a travessia das Poldras sobre o rio Côja.

Na antiga Escola Primária, os caminhantes saborearam paladares tradicionais, confecionados pela comunidade local.

As artes e ofícios abriram portas para receber os caminhantes e dar a conhecer saberes inspiradores. O entrançado de cordas e madeira (artesão Joaquim Gonçalves) e “oficina do Poeta”, do Senhor Henrique Correia, em aldeia de Casal-Diz, foram testemunhos disso.

A extensa mancha verde dos vinhedos foi uma constante durante todo o trajeto, uma característica deste território, reflexo da labuta das gentes e ruralidade da freguesia de Pindo com forte tradição ligada à cultura do vinho e da vinha.

A visita a duas adegas do concelho situadas nesta freguesia, nomeadamente: a Adega da Corga e a Adega da Quinta da Rebôtea permitiu degustar o conceituado néctar – o Vinho do Dão.

O Património Musical da Freguesia também marcou presença e ao logo do trajeto, os participantes foram presenteados por excelentes momentos musicais proporcionados pela Tuna de S. Martinho de Pindo (aquando do reforço alimentar, junto à antiga Escola Primária de Moinhos de Pepim), Grupo Coral de Pindo (na Igreja Paroquial) e Grupo de Cantares de Pindo (na Quinta da Rebôtea).

No final do percurso, num local muito agradável próximo do rio Côja, decorreu o tradicional e salutar almoço convívio.

SERVIÇOS PARA CONSULTA

ALERTAS COVID-19

ALERTAS COVID

Procedimentos e directivas a proceder no município
Consultar

Município de Penalva do Castelo

Acesso Restrito