PROJETO “EDUCAR PARA A INCLUSÃO” PROMOVE REFLEXÃO SOBRE DIVERSIDADE CULTURAL

De forma a promover o respeito por outras culturas e a contribuir para uma sociedade mais tolerante e inclusiva, o Município de Penalva do Castelo realizou, nos dias 21, 22 e 25 de março, mais uma edição do projeto “Educar para a Inclusão” em todos os estabelecimentos de Educação Pré-Escolar do concelho.

Tendo por base a leitura da história “A Surpresa de Handa”, de Eileen Browne, as crianças tiveram a oportunidade de ficar a conhecer particularidades do modo de viver da tribo Luo, do Sudoeste do Quénia, bem como frutas típicas daquele local e animais que vivem naquele habitat. Paralelamente, qual o continente a que o Quénia pertence; as principais características físicas dos quenianos; a sua forma de viver e como gostam de se vestir.

As dinâmicas “As frutas de Handa” e o “Jogo da Memória” permitiram relembrar quais as frutas e os animais presentes na história, tendo-se seguido um momento em que as crianças puderam observar, cheirar, tocar e provar as oito frutas em torno das quais a história girou, algumas das quais, pela primeira vez.

Sendo a escola um espaço privilegiado para a abordagem de questões relacionadas com a diversidade cultural, dado que é, na maioria das vezes, nesse contexto que as crianças são confrontadas com a diferença e as especificidades de cada um, esta atividade, integrada no âmbito do Plano Municipal para a Igualdade e a Não Discriminação, pretendeu contribuir para uma melhor compreensão e aceitação de outras culturas.

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