PERCURSO PEDESTRE ROTA DOS AMBIENTES RURAIS

Uma experiência singular em ambientes rurais e verdadeiro espírito comunitário

Decorreu, no dia 14 de maio a dinamização da oitava edição do percurso pedestre “PR4 Rota dos Ambientes Rurais” (12km), na freguesia de Castelo de Penalva.

O percurso iniciou junto à Igreja de S. Pedro, onde o Presidente da Junta de Freguesia, Carlos Ferreira saudou os participantes, forneceu informações sobre o percurso e com grande alegria perante a elevada adesão à iniciativa, agradeceu a presença de todos.

O percurso foi palco de diversas animações e encenações históricas em que os protagonistas principais foram a Comunidade Local e Associações do Território.

Este ano foram muitas as novidades durante o trajeto que surpreenderam e deliciaram os caminhantes criando memórias a quem vem, mas também a quem fica.

Os quadros históricos e tradicionais apresentados, permitiram uma viagem pela identidade local, história, património, tradições e sabores locais.

Pelo trilho os participantes foram sendo surpreendidos por várias personagens e tradições: o Viriato, os árabes, os romanos, a desfolhada e ciclo do pão de milho, o resineiro, o pescador, a vareja da azeitona, os namorados à “varanda”, a fonte dos namorados, a pastorícia, as lavadeiras no rio Dão, os cavalos, o engraxador, o forno tradicional a lenha, a sementeira das batatas, utensílios agrícolas e objetos escolares de outrora, o ripar do grão de bico, o alambique e o artesanato: estalinhos de carnaval e peças artesanais em madeira e ferro (Santos e diversos objetos e utensílios agrícolas). Foi ainda possível visitar o interior das capelas e igrejas, apreciar a fauna, flora e o património desta freguesia.

O ciclo do linho, dinamizado pelo Grupo Etnográfico de Várzea de Calde apresentou as diversas fases do processo do linho (Ripar, Maçar, Tascar e Assedar, Fiar, Ensarilhar, Dobar), um verdadeiro regresso às origens.

O Motor Festival foi uma das novidades deste ano dinamizado pelo Grupo da Bela Vista, junto à capela de Santa Bárbara em Cantos de Cima, com a exposição de carros antigos e um divertido DJ de música tradicional portuguesa que animou os participantes.

Em Vilar do Dão a tradicional “piqueta” foi um dos momentos em que os participantes puderam degustar algumas iguarias, nomeadamente as bolas de carne, chouriça e bacalhau, acabadas de sair do forno a lenha. Os afamados bolinhos de batata, as filhós e o afamado vinho do Dão, também marcaram presença.

As diversas animações/recriações, durante a caminhada, encantaram os visitantes que manifestaram agrado e intenção de regressar, para conhecer os outros percursos pedestres que se revelam dinâmicos, atrativos e diferenciadores.

A manhã terminou da melhor forma com o tradicional almoço convívio.

De ano para ano, verifica-se um maior envolvimento das gentes locais na dinamização do percurso, recebendo de forma muito genuína os muitos que participam e se deslocam para conhecer e contactar com esta experiencia tão singular, espelho da ruralidade da freguesia.

A presente edição contou com aproximadamente mil participantes e superou uma vez mais todas as expetativas quer em termos de visitantes (cerca de 70% fora do concelho, oriundos de vários pontos do país e os restantes 30% de várias localidades do concelho) quer em termos de envolvimento da comunidade local na dinamização do percurso pedestre, que fez questão em participar, dando a conhecer algumas particularidades e especialidades da freguesia.

A atividade resultou de uma organização conjunta da Junta de Freguesia de Castelo de Penalva e Câmara Municipal de Penalva do Castelo, com o apoio da Associação Cultural Castro de Pena Alba, Grupo Desportivo Cultural Bela Vista, Centro Social Paroquial de Castelo de Penalva, Bombeiros Voluntários de Penalva do Castelo, Rancho Folclórico de Penalva do Castelo e Agrupamento 149 CNE Ínsua.