Penalva do Castelo assistiu ao espetáculo de Teatro Musical “Só queria que me saísse… Dão”

Penalva do Castelo assistiu, nos dias 13 e 14 de agosto, à peça de Teatro Musical “Só queria que me saísse… Dão”, um espetáculo produzido pelo Contracanto Associação Cultural com texto original de Sandra Leal e encenação de António Leal. Em palco estiveram cerca de 30 personagens, entre atores, cantores e músicos, sobressaindo a figura do “Barbosa”, interpretada pelo ator Pedro Pernas, que recria magistralmente o grande ator António Silva.

A Contracanto é uma associação cultural sedeada na Lapa do Lobo (concelho de Nelas), que tem como fim promover atividades artísticas, performativas e culturais.

O Musical conta com atores profissionais, atores da Escola de Artes do Contracanto e convidados.

A história acontece em plena Lisboa, no Pátio do Carrascão e transporta-nos para o imaginário dos clássicos do cinema português dos anos 30 /40, como Pátio das Cantigas ou a Canção de Lisboa, sendo recriadas cenas desses filmes como a célebre cena de Vasco Santana e o candeeiro. Ou a famosa frase” Evaristo tens cá disto”, aqui substituída por “Barbosa, tens cá gasosa”. A vida nos pátios alfacinhas, com as suas relações de vizinhança, as tabernas, as festas populares, servem de cenário e ambiente ao desenrolar das histórias, condimentadas com o fado, a canção popular, a que se juntam os temas da Broadway.

Barbosa é o único beirão no bairro, condição que ele tenta esconder aos turistas para os atrair para a sua casa de fados “Solar do Vinho” que representa o que de mais pitoresco Lisboa tem para oferecer. Entre cantigas e muitas histórias, os moradores do pátio não se esquecem de lembrar Barbosa das suas raízes beirãs e Barbosa perde as estribeiras de cada vez que um deles o provoca! Mas o destino tem hora marcada para fazer das suas e este ano, o arraial vai mudar para sempre o pátio. Tudo por conta do tal vinho do beirão Barbosa que, afinal, não é de Lisboa, nem carrascão, mas sim, vinho do Dão. E quando o vinho é Dão… até um pátio alfacinha quer ser beirão!

Foi com duas sessões, com lotação esgotada, que decorreu o teatro musical. Dada a elevada adesão, aqueles que não conseguiram obter bilhete, puderam assistir na zona envolvente.

O Presidente da Câmara Municipal, Francisco Carvalho agradeceu com uma oferta simbólica, à companhia de Teatro a deslocação a Penalva do Castelo e enalteceu o espetáculo memorável proporcionado pela Contracanto Associação Cultural.

Foram cumpridas as recomendações da (DGS) Direção-Geral da Saúde.