DIA MUNICIPAL PARA A IGUALDADE ASSINALADO COM MURAL

O Município de Penalva de Penalva do Castelo abraça, desde o ano de 2011, o projeto “A igualdade faz o meu género”, através da implementação de um Plano Municipal para a Igualdade que procura promover mudanças de comportamentos e o desenvolvimento de competências de cooperação entre os sexos, bem como sensibilizar para o direito à igualdade de tratamento, independentemente do sexo, religião ou crença, deficiência, idade ou orientação sexual. É ainda objetivo deste projeto a promoção de uma sociedade mais justa e mais coesa, procurando eliminar estereótipos, preconceitos, atos violentos, com vista ao estabelecimento de relações positivas entre os membros da sociedade.

O Dia Municipal para a Igualdade, assinalado a 24 de outubro, tem vindo a ser celebrado pelo Município de Penalva do Castelo com diversas iniciativas ao longo dos anos, com o objetivo de atingir diferentes públicos. Desde a leitura da história “O Tiago é muito alto” junto do público infantil, que procurou alertar para as consequências negativas da discriminação e dos estereótipos e para a importância da igualdade entre pares, passando pela elaboração de cartazes reprodutores de estereótipos contra os quais é necessário lutar, bem como a exposição “Poder no Feminino – rostos, testemunhos e igualdade” que procurou dar destaque a mulheres que ocupam cargos de poder ou desempenham funções mais tradicionalmente associadas aos homens e pela apresentação do livro “Mariana num Mundo Igual”, que pretendeu sensibilizar as crianças para a adoção de atitudes e comportamentos não discriminatórios, procurou-se que as mesmas levassem à reflexão e à discussão sobre a questão das desigualdades, seja qual for a sua natureza.

Este ano a iniciativa realizada pretende expor num mural a opinião de alguns alunos do 8º ano de escolaridade do Agrupamento de Escolas de Penalva do Castelo sobre o que entendem por igualdade, nomeadamente de género.

O mural pode ser visto entre os dias 24 e 31 de outubro, no átrio do edifício dos Paços do Concelho.