MUNICÍPIO DE PENALVA DO CASTELO CONTINUA A APOSTAR EM MEDIDAS DE APOIO À EDUCAÇÃO

Pelo sétimo ano consecutivo e de forma a complementar o programa de gratuitidade e reutilização de manuais escolares, a Câmara Municipal de Penalva do Castelo ofereceu aos alunos que frequentam as escolas do 1º ciclo do ensino básico do concelho (1º CEB), os cadernos de atividades para todas as disciplinas, medida que contemplou os 212 alunos matriculados no atual ano letivo.

Para os alunos do ensino superior encontram-se abertas, até ao dia 31 de outubro, as candidaturas para atribuição de Bolsas de Estudo a alunos pertencentes a famílias economicamente desfavorecidas, tendo sido fixado por deliberação camarária o limite de 8 bolsas, com o montante anual a apoiar de 1 200,00€.

No âmbito do fornecimento de refeições escolares aos alunos do ensino Pré-Escolar e do 1º CEB foram também celebrados, à semelhança dos demais anos, protocolos de colaboração com Instituições Particulares de Solidariedade Social concelhias, nomeadamente com o Centro Social e Paroquial de Vila Cova do Covelo, Centro Social e Paroquial de Sezures e Centro de Promoção Social de S. Martinho de Pindo, responsáveis pela execução de cerca de 120 refeições diárias. Para os alunos que frequentam a escola da sede do Agrupamento, as refeições são confecionadas pela empresa contratualizada pela DGEstE.

No que respeita aos transportes escolares, todos os alunos desde o ensino pré-escolar ao ensino secundário que residam a mais de 3 km do estabelecimento de ensino que frequentam e que se matriculem de acordo com as normas estabelecidas de encaminhamento de matrículas são transportados gratuitamente, à semelhança de anos anteriores.

Estas medidas pretendem garantir a igualdade de oportunidades entre os alunos, bem como contribuir para a melhoria da escola pública, promovendo o sucesso escolar e a taxa de escolarização da população.