II Colóquio Maçã Bravo de Esmolfe

No dia 12 de outubro de 2019, realizou-se na Loja de Cidadão de Penalva do Castelo, o II Colóquio sobre a Maçã Bravo de Esmolfe, promovido pela Câmara Municipal de Penalva do Castelo, no âmbito da XXIV Feira da Maçã Bravo de Esmolfe.

Junto do público em geral, este evento permitiu fomentar um contacto direto entre produtores e consumidores.

Na sessão de abertura Francisco Carvalho, Presidente da Câmara Municipal, destacou a importância da Maçã Bravo de Esmolfe na atracão de gente ao território.

O colóquio foi moderado por António Figueiredo, diretor do Jornal do Centro e contou com a presença de ilustres oradores, nomeadamente o Professor Barracosa Silva, Professor Adjunto na ESAV do Departamento de Ecologia e Agricultura Sustentável, que abordou o tema intitulado: “Maçã Bravo de Esmolfe: A Identidade e Exclusividade de um Recurso Genético na Promoção de um Território”; o Dr. Pedro Machado, Presidente do Turismo Centro de Portugal, revelou “A Importância da Maçã Bravo de Esmolfe no Turismo do Centro”; o Eng. Belarmino Alves, Presidente da FELBA | Promoção de Frutas e Legumes da Beira Alta A.C.E. – Entidade Certificadora da Maçã Bravo de Esmolfe, expôs a visão/missão da FELBA sendo uma referência na valorização da Maçã Bravo de Esmolfe; e a Eng.ª Arminda Dias, técnica da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro, apresentou as “Singularidades da variedade Bravo”.

Esta ação teve como objetivo promover um produto que tem o seu berço na povoação de Esmolfe e que pelas suas características é único a nível mundial.