Inauguradas ilhas ecológicas em Penalva do Castelo

O Presidente da Câmara, Francisco Carvalho, os Vereadores José Laires, José Manuel Lopes e Lucília Santos, o Presidente da Junta de Freguesia de Ínsua, José António Lopes, o Pe. José António, o Presidente do Conselho Diretivo da Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão (AMRPB), Mário Loureiro e o Secretário Executivo, José Portela, procederam à inauguração simbólica, das seis ilhas ecológicas instaladas recentemente na zona urbana de Penalva do Castelo, no passado dia 28 de junho, no âmbito de uma candidatura ao POSEUR, comparticipada em 85%.

Estes equipamentos subterrâneos, que possuem 4 reservatórios para resíduos domésticos indiferenciados, e recolha seletiva de cartão, plástico e vidro, possuem uma maior capacidade que os tradicionais contentores e permitem uma melhoria na higiene uma vez que os resíduos são colocados em contentores instalados no subsolo, beneficiando e embelezando a paisagem urbana.

Está ainda prevista a instalação de 62 ecopontos de superfície nas 11 freguesias do concelho.

O investimento total é de cerca de 203.620,00 €, dos quais 35.055,00 € serão suportados pelo Município Penalvense.

O próximo passo, após a disponibilização dos equipamentos em todos os locais previstos, será a sensibilização da população para esta temática.

A separação dos resíduos representa um enorme contributo ambiental e económico, assegurando uma melhor qualidade de vida e um mundo mais sustentável.