TRILHO “ENTRE DÃO E LUDARES” PROMOVE PATRIMÓNIO DA FREGUESIA

A Junta de Freguesia de Germil, em colaboração com a Câmara Municipal de Penalva do Castelo , dinamizou no dia 19 de maio uma caminhada pelo trilho “Entre Dão e Ludares”.

O percurso, com cerca de 12 Km, ladeado pelos rios Dão e Ludares, prima pela rara beleza natural,permitindo aos cerca de 250 participantes um contato muito próximo com os rios, a fauna, a flora, mas também com o casario, a comunidade local, capelas, igreja, alminhas, tradições e lendas da freguesia.

O património religioso “abriu as portas” e foi possível visitar o interior da Capela de N. Sr.ª da Vitória, Capela da N. Sr.ª da Piedade, Capela de S. José e Igreja Paroquial de Germil, onde se veneram os padroeiros da Freguesia, S. Cosme e S. Damião.

O Penedo Furado, a lapa dos ladrões, o Caminho dos Moleiros, antigos moinhos e o “Pé de Nossa Senhora” (local onde, segundo reza a lenda, Nossa Senhora terá passado tendo deixado o seu pé marcado no chão) foram outros atrativos despertando a curiosidade dos caminhantes.

A lenda do “Melro” foi encenada pela comunidade local, junto ao edifício do Lar “Os Melros”, provocando gargalhadas e boa disposição.

Os sabores tradicionais também marcaram presença, no reforço alimentar - um momento de salutar convívio junto à ponte do Cavalo, destacando-se o afamado e genuíno queijo Serra da Estrela, produzido artesanalmente nesta freguesia pela “Queijaria de Germil”.

A manhã terminou com um almoço junto à Capela de Nossa Senhora da Piedade. No período da tarde decorreram as festividades em honra de Nossa Senhora da Piedade (missa, procissão e animação musical).

Estas iniciativas pretendem dar continuidade à promoção e divulgação da identidade e património das freguesias bem como incentivar a prática regular do exercício físico.