Município de Penalva do Castelo assinala “Dia Internacional do Livro Infantil” com encontro com a escritora Olinda Beja

No âmbito do “Dia Internacional do Livro Infantil”, assinalada internacionalmente a 02 de abril, a escritora santomense Olinda Beja deslocou-se a Penalva do Castelo para apresentar o seu último livro – o vigésimo! -, intitulado “Simão Balalão”, a todas as crianças do concelho que frequentam o 4º ano (1º CEB).

O livro “Simão Balalão” conta a história de um “menino ilhéu que tinha no peito o sonho de partir em busca de outros horizontes” e a sua narração, pela escritora, teve acompanhamento musical (viola) do penalvense Luís Almeida.

A escritora Olinda Beja nasceu em São Tomé e Príncipe e veio em criança para Portugal (Mangualde). Para além de professora (aposentada), é também contadora de histórias e escritora, com duas dezenas de títulos publicados, em prosa e poesia, alguns dos quais traduzidos em diversas línguas. Um dos livros, “Um Grão de Café”, integra o Plano Nacional de Leitura.

Presentemente, viaja pelo mundo a fazer conferências, a contar histórias e a divulgar a cultura e literatura de São Tomé e Príncipe. Em maio de 2018, também em Penalva do Castelo, integrou o Júri da Prova Intermunicipal da 12ª ed. do Concurso Nacional de Leitura, organizado pela Biblioteca Municipal.

O Dia Internacional do Livro Infantil é um evento internacional comemorado, desde 1967, no dia 2 de abril, em função da data em que nasceu o escritor dinamarquês Hans Christian Andersen (em 1805), chamando-se assim a atenção para a importância da leitura e para o papel fundamental dos livros para a infância.