CÂMARA MUNICIPAL DE PENALVA DO CASTELO ASSINALA DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO COM OFERTA DE MAÇÃ BRAVO DE ESMOLFE A TODA A COMUNIDADE ESCOLAR

Integrada no Dia Mundial da Alimentação e na promoção da Maçã Bravo de Esmolfe, a Câmara Municipal de Penalva do Castelo, em parceria com o Agrupamento de Escolas de Penalva do Castelo, promoveu no dia 16 de outubro, uma ação de sensibilização sobre a maçã bravo de Esmolfe, junto dos alunos do pré-escolar e do 1º ciclo das escolas do concelho de Penalva do Castelo.

Esta ação consistiu na distribuição de maçã bravo de Esmolfe a todos os alunos, que foi acompanhada por informação sobre as características deste “ex libris” da fruticultura portuguesa. Pretendeu-se também sensibilizar os alunos para a importância de uma alimentação saudável, baseada em produtos endógenos cultivados por muitas famílias do concelho.

Instituído em 1981 pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), o Dia Mundial da Alimentação, em 2018, teve como lema “Nossas ações são o nosso futuro” que visou consciencializar sobre a importância de uma boa nutrição, bem como lembrar dos esforços que devem ser feitos na luta contra a fome, que atinge cerca de 800 milhões de pessoas em todo o mundo. Uma dieta saudável deve ser o resultado de um esforço coletivo e sustentável, livre da fome e de todas as formas de desnutrição.

Com esta iniciativa, a Autarquia penalvense pretendeu: sensibilizar alunos e docentes para a especificidade da maçã bravo de Esmolfe, originária da freguesia de Esmolfe –Penalva do Castelo e para as suas características e propriedades únicas; alertar para a importância da preservação desta espécie autóctone; contribuir para a aquisição de hábitos alimentares saudáveis por parte dos jovens, incentivando o consumo de produtos do concelho, contribuindo deste modo, para a preservação deste fruto tão genuíno, a rainha das maçãs: a Bravo de Esmolfe!

Foi ainda um momento oportuno para divulgar a XXIII Feira da Maçã Bravo de Esmolfe´18.