Penalva, Vila Encantada decorreu na Loja de Cidadão

A Câmara Municipal promoveu entre os dias 8 e 23 de dezembro a terceira edição do projeto Penalva, Vila Encantada, que este ano decorreu no antigo edifício dos Paços do Concelho (Sala Multiusos), agora recuperado e transformado na Loja de Cidadão de Penalva do Castelo.

No dia 8 de dezembro, feriado Nacional, tiveram início as atividades, com a chegada do Pai Natal à Praça do Pelourinho. Ao anoitecer os Sinos da Igreja da Misericórdia entoaram músicas de natal.

Nos dias 8, 9, 10 e 17, em ambiente natalício, decorreu o Mercado de Natal, com a venda de produtos e artesanato local, Casa do Pai Natal, exposição de Presépios e Postais de Natal.

No dia 10 realizou-se a preparação ao vivo do Bolo Rei de Maçã Bravo de Esmolfe em parceria com as pastelarias aderentes: Pena D’Alva, O Mercado, NEOPAN e Santo António. Para degustar as pessoas contribuíram com um valor simbólico que reverteu a favor de uma Instituição do concelho.

A Santa Casa da Misericórdia de Penalva do Castelo promoveu o desfile “A beleza das Idades”, onde participaram os seus utentes ao som de músicas natalícias. Por sua vez a Associação Cultural Desportiva, Recreativa e Social de Pindo dramatizou o “Auto de Natal”, uma peça teatro com momentos musicais que retratou de forma realista e emotiva o Nascimento de Jesus Cristo, adorado pelos magos em Belém.

O Festival das Sopas foi promovido pelo Rancho Folclórico de Penalva do Castelo que deliciou os Penalvenses e visitantes.

Foram protagonizados dois momentos de Showcooking. O primeiro de “Receitas Natalícias” confecionadas pelos alunos do Curso Profissional Técnico de Restauração, variante de Cozinha/Pastelaria e o segundo “Natal e conceitos Vegetarianos” apresentado por Carolina Almeida e Florbela Pina e preparado por Sérgio Nunes.

As atividades lúdico-desportivas também marcaram presença nesta iniciativa, Xmas Zumba; Centro de Karaté de Penalva do Castelo; Caminhada / BTT de Natal e Danças Natalícias.

A abrilhantar estes dias festivos atuaram alguns grupos musicais do concelho, nomeadamente o Rancho Folclórico de Penalva do Castelo, Grupo de Cantares de Vila Cova do Covelo, Grupo Musical “Os Melros” e a Tuna Realense, que animaram com músicas alusivas à época. Estiveram ainda outros grupos convidados, Coro da Universidade Sénior de Nelas, Pedro Laires a solo, Paulo Campos no Baile de Natal e grupo JOTABÊZÊ, que acompanharam a Prova de Vinhos – Xmas Wines Dão.

No dia 10 foi exibida a peça teatral “Contos de Baco”, uma produção do Teatro Montemuro, com texto de João Luís Oliva. A companhia pretende reinventar-se contando histórias que têm como figura central o vinho. Num ambiente intimista o público é convidado a partilhar momentos com estas personagens que ora contam, ora cantam, ora bebem.

No dia 16 procedeu-se à entrega dos prémios do “Concurso de Presépios". Deste modo o júri premiou os presépios mais criativos e originais, tendo atribuído o 1º Prémio, “Berço de Luz” de Maria Arlete Campos Pereira, o 2º Prémio, “Natura” de Marta Vieira e Maria Ferreira e o 3º Prémio, “No aconchego do Berço” do Centro Social Paroquial de Sezures. Foi ainda atribuída uma Menção Honrosa ao presépio “Renascer” de Graça Gonçalves.

O espetáculo de Circo e de Magia foram momentos que deliciaram miúdos e graúdos permitindo uma viagem ao mundo imaginário.

Na Biblioteca Municipal decorreu o projeto “Sábados na Biblioteca” onde foram desenvolvidas as seguintes atividades:
   • A Hora do Conto com “A carta para o Pai Natal” e “ Oficina do Pai Natal”;
   • As oficinas, de escrita criativa com “ Uma carta especial para escreveres ao Pai Natal” e “Presentes para o teu Natal”.

Decorreram ainda outras iniciativas que contaram com o apoio da Autarquia:
   • Concerto Natalício de Solidariedade organizado pelo Agrupamento de Escolas de Penalva do Castelo;
   • Opereta “À Procura de um Pinheiro” pelo Conservatório Regional de Música de Ferreirim;
   • O “Concerto de Natal” pela Banda Musical e Recreativa de Penalva do Castelo.