“Search Sick” venceu a fase municipal de Penalva do Castelo do Concurso de Ideias de Negócio 2016 das Escolas Empreendedoras da CIM de Viseu Dão-Lafões - nível secundário

No âmbito da iniciativa Escolas Empreendedoras da CIM (Comunidade Intermunicipal) de Viseu Dão-Lafões, encontra-se a decorrer o Concurso de Ideias de Negócio 2016, entre as escolas com ensino secundário do Distrito, evento que visa promover o empreendedorismo em meio escolar.

De forma a selecionar a melhor ideia de negócio do Município de Penalva do Castelo, que o representará na final regional, a realizar-se em Viseu no próximo dia 25 de maio, decorreu na tarde do passado dia 6 de maio, na Casa da Banda, a fase concelhia, em que foram apresentados 5 projetos / ideias de negócio, da iniciativa de alunos das turmas 11ºC – curso profissional de Técnico de Manutenção Industrial – variante Eletromecânica, e 12ºC – curso profissional de Técnico de Eletrónica, Automação e Computadores (ver tabela seguinte).

O projeto / ideia vencedora foi o defendido pelos alunos João Marques, João Santos e João Silva, que frequentam o último curso atrás referido, projeto designado de “Search Sick” – um software destinado à procura / localização de doentes em hospitais, de uma forma rápida, simples e eficaz.

Enquanto o Júri do concurso selecionava o melhor projecto, os alunos promotores de ideias de negócio, os seus colegas do ensino secundário regular e profissional e os professores acompanhantes puderam assistir a uma atuação dos alunos do 2º ciclo que integram o Clube de Música, o que se revelou um momento de animação do agrado geral.

Todos os concorrentes receberam prémios de participação, constituídos por produtos endógenos do concelho, oferecidos pela Câmara Municipal. A equipa vencedora foi premiada com um Jantar no Hotel de Charme “Casa da Ínsua”.

Com este projeto, que envolve alunos, professores e empresas, pretende-se reforçar o empreendedorismo, a criatividade e a inovação nos jovens em idade escolar e impulsionar o desenvolvimento sustentado da região Dão-Lafões.

Fonte: Agrupamento de Escola de Penalva do Castelo

NOME DESCRIÇÃO PROMOTORES E TURMA
 Sumix Uma máquina de criar cocktails de forma automática. José Miguel Carvalho e Ricardo Miguel Lopes, do 12ºC
Robot LGF 1216 Um robot que permite fazer reparações ou entregar materiais em sítios de difícil acesso.  Filipe Marques, Luís Miguel Lopes
Pedro Ferreira, do 12ºC
Search Sick Um software utilizado para procurar doentes em hospitais, de uma forma mais rápida, simples e eficaz. João Marcelo Marques, João Paulo Santos e João Carlos Silva, do 12ºC
Esmolfe Compotas Geleia / compota de maçã Bravo de Esmolfe em embalagens semelhantes às dos dentífricos.

André Filipe Sousa e Diogo Filipe Cabral, do 11ºC

Sempre Alerta Uma aplicação para telemóvel que impede que os condutores de veículos adormeçam ao volante. Paulo Miguel Duarte, Ruben Leandro Costa e Sérgio Pereira, do 11ºC