III edição Percurso Pedestre Rota dos Ambientes Rurais

A Câmara Municipal em parceria com a junta de freguesia de Castelo de Penalva, Associação Cultural Castro de Pena Alba, o Grupo Desportivo Cultural Bela Vista e apoio dos Bombeiros Voluntários e Unidade de Cuidados à Comunidade de Pena D’Alva, promoveu no dia 24 de abril a III edição do Percurso Pedestre PR4-PCT Rota dos Ambientes Rurais (com momentos de animação /recriação histórica).

A Rota, com cerca de 12km que circunda uma vasta área da freguesia de Castelo de Penalva, contou com cerca de três centenas de participantes, que ao longo do percurso, foram surpreendidos com alguns momentos de animação, nomeadamente: o viriato, os árabes, os romanos, as lavadeiras no rio Dão, a adega típica, cesteiro, namoro “à janela”, a fonte dos namorados, o resineiro, o pastor, alambique, entre outros. Foi ainda possível a visita ao interior das capelas e igrejas e apreciar o património natural desta freguesia.

Os participantes, no final da caminhada tiveram a oportunidade de desfrutar de um agradável almoço convívio, animado pelo grupo de Cantares de Vila Cova do Covelo.

Além deste percurso, existem no concelho mais quatro rotas pedestres devidamente sinalizadas cuja calendarização para 2016 é a seguinte: PR2 PCT Caminho dos Galegos/Rota de Santiago, em Mareco (29 de maio); PR2 PCT Rota da Sr.ª da Ribeira, em Moinhos de Pepim (19 de junho); PR3 PCT Rota dos Cenários do Passado, em Esmolfe (24 de julho) e PR5 PCT Trilho do Ryal, em Real (7 de agosto).

Aceite o convite para fazer estes percursos pedestres! Visite as pitorescas freguesias do Concelho: partilhe emoções com as nossas gentes!