Câmara de Penalva do Castelo promoveu curso de Cestaria

A Câmara Municipal promoveu de novembro de 2015 a março de 2016, um “Curso de Iniciação à Cestaria em Vime”, com uma duração de 50 horas. O curso foi ministrado pelo artesão Sílvio Fernandes, que se dedica a esta arte há mais de 70 anos.

Os participantes tiveram a oportunidade de adquirir conhecimentos sobre as várias fases da arte de cestaria, desde o tratamento/preparação da matéria-prima (vime) passando pela aprendizagem das principais técnicas associadas e finalizando com a realização de peças simples.

Com esta iniciativa, a Autarquia pretendeu apoiar a preservação da arte de fabricar cestos em vime no concelho e, desta forma, salvaguardar que este saber não se perca entre gerações.