Decorreu ontem, pelas 16h00, a Inauguração da Estrada Municipal 604 que liga a EN 329-1 (Município de Mangualde) a Germil (Município de Penalva do Castelo).

Na cerimónia estiveram presentes para cortar a fita Francisco Carvalho (Presidente da Câmara Municipal de Penalva do Castelo), Marco Almeida (Presidente da Câmara Municipal de Mangualde) e Fernando Ruas (Presidente da CIM Viseu Dão Lafões).

Usou da palavra a Presidente da Junta de Freguesia de Germil, Marlene Lopes, que descreveu o processo iniciado há 30 anos pelo antigo Presidente de Junta de Freguesia, José Manuel, como uma obra de extrema importância que vai promover o desenvolvimento daquele território. Enalteceu o esforço de todos os envolvidos, quer da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões, da Câmara Municipal de Mangualde, da Câmara Municipal de Penalva do Castelo e dos agentes locais.

Por sua vez, Carlos Gonçalves, Presidente da União das Freguesias de Mangualde, Mesquitela e Cunha Alta felicitou o projeto e a importância que este tem para as pessoas residentes da freguesia.

Marco Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, referiu a importância dos dois municípios terem reunido esforços para concretizar uma obra que vai promover o desenvolvimento do território. Este projeto foi iniciado com o anterior executivo e foi executado com muito profissionalismo. Uma obra que dignifica os dois concelhos envolvidos.

Francisco Carvalho realçou que a nova ligação da Estrada Municipal 604 que liga a EN 329-1, é a partir de agora a entrada principal para a zona poente do concelho. “Este foi o primeiro contrato intermunicipal entregue à CIM Viseu Dão Lafões, que vai servir de exemplo para futuras obras que envolvam dois ou mais municípios”. Felicitou, também, a empresa que realizou a obra, o GRUPO IAC – Irmãos Almeida Cabral – Construção e Ambiente, que está sediada no concelho de Penalva do Castelo. A finalizar enalteceu a colaboração dos proprietários dos terrenos expropriados que “nunca colocaram qualquer tipo de entraves na cedência dos mesmos”.

Por último usou da palavra Fernando Ruas que destacou a importância de “o interior ter acesso a obras que libertem as populações e hoje, mais que nunca, a obras intermunicipais são uma mais-valia, independentemente da cor política”.