Feira do Queijo 2008


Secretário de Estado e Presidente da Câmara visitam produtores


Desfile das entidades oficiais


Banda Musical recebe convidados


Presidente da Câmara no uso da palavra


Exposição de Trabalhos Escolares


Exposição – Venda de Produtos

 

O concelho de Penalva do Castelo está integrado na Região Demarcada do Queijo “Serra da Estrela”, existindo perto de uma centena de produtores artesanais de “Queijo Serra da Estrela”, dos quais cerca de 10% estão licenciados ou certificados. Por isso, nos últimos anos, o incentivo ao licenciamento de queijarias e à certificação têm sido um dos objetivos da Feira do Queijo e das ações levadas a cabo por diversos organismos e associações.
Na XVIII Feira/Festa do Pastor e do Queijo, participaram cerca de meia centena de produtores, tendo sido comercializadas algumas toneladas de Queijo, num preço que oscilou entre 12.00 € e os 16.00 €.

Penalva do Castelo iniciou o ciclo das Feiras/Festas do Queijo, promovidas pelos diversos municípios da Região Demarcada do Queijo “Serra da Estrela”.
Por volta das 10.30 horas, no edifício dos Paços do Concelho, decorreu a receção às entidades oficiais, nomeadamente ao Secretário de Estado do Desenvolvimento Rural e Florestas, Governador Civil de Viseu, Diretor Regional de Agricultura e Pescas do Centro, Deputados e autarcas.

O Presidente da Câmara Municipal e toda a comitiva, ao som dos acordes da Banda Musical e Recreativa de Penalva do Castelo, subiram a Avenida Castendo e a Rua 1º de Dezembro. No antigo edifícios dos Paços do Concelho, efetuaram uma visita à Exposição de Bordados e Artesanato e à Exposição de Trabalhos Escolares, alusivos à temática do Queijo, efetuadas pelos alunos das diversas Escolas do Concelho.

No improvisado recinto da Feira, cedido pelos Bombeiros Voluntários de Penalva do Castelo, Presidente da Câmara Municipal, o Secretário de Estado e demais comitiva trocaram impressões com artesãos, produtores-engarrafadores de Vinho do Dão e produtores de queijo, que transmitiram as dificuldades que enfrentam, nomeadamente no que concerne ao licenciamento das queijarias e, sobretudo, à burocracia e custos elevados do processo de Certificação do “Queijo Serra da Estrela”.

No palco do recinto da Feira, , a Tuna de S. Martinho de Pindo e o Grupo de Cantares de Pindo animaram Penalvenses e visitantes.
Na cerimónia oficial, por volta das 11.15 horas, o Presidente da Câmara Municipal, Dr. Leonídio Monteiro, depois de agradecer a todos o que possibilitaram a concretização da Feira, centrou a sua intervenção nos problemas colocados pelo licenciamento das queijarias e nos desafios da Certificação do Queijo “Serra da Estrela”, afirmando que “…é necessário dar passos para licenciar as queijarias e, ao mesmo tempo, seguir o caminho da certificação, de forma a que as pessoas que fabricam Queijo Serra da Estrela o façam da melhor maneira”. Recordando o caminho percorrido nos últimos anos, Leonídio Monteiro alertou o Secretário de Estado do Desenvolvimento Rural e das Florestas e o Diretor Regional de Agricultura e Pescas do Centro, Engº Rui Moreira,  para a importância de continuar “ a desburocratização de procedimentos, pois ainda é necessário dar um maior impulso para uma melhor harmonização com vista à certificação do Queijo Serra da Estrela”, porque, se é importante manter a genuinidade e tipicidade deste produto, também é necessário que os produtores adotem métodos adequados para a produção do Queijo Serra da Estrela, “sem onerar os produtores com encargos financeiros que os desincentivem do fundamental: o licenciamento e a certificação”.
O Dr. Leonídio Monteiro endereçou um apelo aos jovens para que se organizem com escala e “se dediquem à produção do Queijo Serra da Estrela, de forma a que consigam ter rentabilidade”. Realçou também a importância da alteração da lei do arrendamento rural, de forma a evitar o abandono e a desertificação do mundo rural; a crise atual “pode levar a um retorno ao mundo rural, porque aqui produz-se, não se especula! Em Penalva do Castelo produz-se vinho, queijo, maçã, azeite, fontes de receita e mais valia para os produtores”. Com o QREN e o PRODER, todas as entidades ligadas ao mundo rural devem conjugar esforços de forma a que “os concelhos agrícolas produzam cada vez melhor e com escala”.

O Sr. Secretário de Estado do Desenvolvimento Rural e Florestas, Dr. Ascenso Simões, salientou que a Feira/Festa do Pastor e do Queijo, (“um certame que, ao fazer 18 anos, atinge a maioridade”) “… é bem o exemplo de que o mundo rural continua vivo e de que, no interior do país, pessoas com dignidade se dedicam ao trabalho da terra e à produção de um produto muito significativo no país como é o Queijo Serra da Estrela”.

Perante as solicitações do Presidente da Câmara Municipal, informou que a Direção Regional de Agricultura “está atenta às questões da certificação e vai implementar no terreno um conjunto de ações que vão melhorar o processo de certificação e o rendimento dos agricultores.”

Salientou que, em parceria com as autarquias, têm sido efetuados importantes investimentos no mundo rural, dando como exemplo “…mais de 1 milhão de euros destinados aos caminhos rurais que vão beneficiar os acessos às propriedades e também vão permitir que o concelho tenha novas acessibilidades dentro do seu próprio território.”

 

O Secretário de Estado do Desenvolvimento Rural e Florestas anunciou a abertura de candidaturas na área das florestas, no montante de 43 milhões de euros, incentivando os proprietários “a apresentar candidaturas, para poder fazer da floresta portuguesa uma realidade mais sustentável e com mais rentabilidade”.

Recordando os apoios no combate aos incêndios florestais, com a criação da Equipa de Sapadores Florestais e a Equipa de Intervenção Permanente, concluiu que “ as parcerias que temos vindo a desenvolver com o Município, o grande investimento da Administração Central em conjunto com as autoridades locais, comprovam um tempo de mais investimento, de mais futuro para esta terra, para este concelho do Dão, uma terra farta, uma terra boa, uma terra de gente feliz!

 

 

SABORES DE PENALVA

Nos dias 07 e 08 de Fevereiro, decorreu, numa parceria com a restauração, a ação “SABORES DE PENALVA, tendo sido disponibilizada uma “Prova de Queijo Serra da Estrela”, nos Restaurantes aderentes de Penalva do Castelo. Várias centenas de visitantes tiveram oportunidade de saborear o “Queijo Serra da Estrela”, acompanhado com vinho “Dão de Penalva do Castelo” dos  produtores-engarrafadores do concelho.

Esta iniciativa decorreu, no dia 07 de Fevereiro, no Restaurante “Churrasqueira” e “O Templo” e, no dia 08 de Fevereiro, nos Restaurantes “Carneiro”, “A Lameira”, “259”; Hotel “Portas do Dão”, Casa de Petiscos “O Telheiro” e “Parque de Santiago” (Mareco).

Nos dias 07 e 08 de Fevereiro, no antigo edifício dos Paços do Concelho, entre as 11:00 e as 16:00 horas, promoveu-se uma Exposição/Venda dos Produtos de Excelência de Penalva do Castelo.
No dia 08 de Fevereiro, pelas 14:30 horas, na praceta do Pelourinho, o Grupo de Cantares “Pena Alba” realizou uma breve atuação, mostrando algum do nosso património musical.
Alargando o âmbito da Feira/Festa do Pastor e do Queijo, o Município procura novas formas de divulgação e promoção integrada das potencialidades e produtos de excelência de Penalva do Castelo.

 

SERVIÇOS PARA CONSULTA

ALERTAS COVID-19

ALERTAS COVID

Procedimentos e directivas a proceder no município
Consultar

Município de Penalva do Castelo

Acesso Restrito