Feira do Pastor e do Queijo atraiu milhares de visitantes

A Câmara Municipal realizou nos dias 4 e 5 de fevereiro a Feira do Pastor e do Queijo, com uma nova localização, junto à Fonte dos Namorados, um espaço maior onde foi possível acolher mais expositores e visitantes.

Nos dois dias de Feira houve muita participação ao nível dos diversos expositores que marcaram presença, uma grande adesão por partes dos Penalvenses e forasteiros que se deslocaram até Penalva do Castelo.

No primeiro dia, atuaram da parte da manhã o Grupo de Concertinas do Dão, o Grupo de Cantares Pena Alba e o Grupo de Cantares de Vila Cova do Covelo. Da parte da tarde atuou o Grupo Trio Artur&Márcia que animaram os presentes até ao momento em que atuou a artista nacional Micaela.

No dia 5 de fevereiro, a feira iniciou com a atuação da Casa do Povo de Esmolfe. As entidades foram recebidas junto ao edifício dos Paços do Concelho, onde em arruada foram acompanhadas pela Banda Musical e Recreativa de Penalva do Castelo até ao recinto do evento.

Na breve cerimónia usaram da palavra o Vice-Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR Centro), José Morgado, Presidente da Entidade Regional Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado, Presidente da Câmara Municipal de Penalva do Castelo, Francisco Carvalho e a Ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes.
Pedro Machado destacou o forte empenho da autarquia na promoção dos seus produtos e gentes, destacando a trilogia de excelência (queijo Serra da Estrela, vinho “Dão de Penalva” e a maçã bravo de Esmolfe) e a forma de bem receber. Destacou ainda o turismo com forma importante de valorizar a região, mas “há muitos produtos que não são transacionáveis como o clima, a natureza, a paisagem, o património, a história, a cultura” são o ADN dos nossos territórios e que fazem a diferença. Para além destes ativos qualificadores, há os ativos diferenciadores que são aqueles cuja ligação ao território é mais evidente. Por isso considerou “as feiras do queijo neste território como um contributo inestimável para uma nova agenda que o Turismo está a tratar hoje”.

Para Francisco Carvalho, esta feira é dedicada aos pastores, produtores e queijeiros que continuam empenhados no sucesso contínuo da feira. “Ao longo de 32 anos, pastores, produtores e expositores deram vida a esta feira contribuindo para a afirmação deste território”, acrescentado que “não havendo fábricas, é esta trilogia de excelência que suporta o desenvolvimento e a economia das famílias penalvenses”. Aproveitou a presença da Ministra da Agricultura e da Alimentação para sensibilizar na necessidade de se alterar a classificação desta região para zona de menor risco o que iria permitir aos produtores de vinho encaixar alguns milhares de euros nos seguros que pagam. Fez ainda referencia para as candidaturas que não foram contempladas no Portugal 2020, possam ser agora no Portugal 2030 ou no PRR. É o caso da candidatura para a construção do jardim municipal, aqui junto ao espaço onde nos encontramos, que representa um investimento de meio milhão de euros. Por último adiantou que “os pastores e as queijeiras precisam de mais, precisam de dinheiro para se dedicarem a uma atividade muito difícil”, referindo que “nos últimos anos, apenas um jovem de Penalva do Castelo foi atraído por esta atividade”. Sublinhou que o município fez um regulamento e começou atribuir um Incentivo à produção de ovinos de raça Bordaleira Serra da Estrela, Churra Mondegueira, Caprinos e Bovinos do Concelho de Penalva do Castelo.

Maria do Céu Antunes respondeu aos apelos do Presidente da Câmara com números que “provam que a agricultura é um setor essencial, sobretudo, nestes territórios do interior”. “Quando falo de valorização de um território como este não posso deixar de falar do queijo pois com os valores que o envolvem percebemos que se trata de um grande ativo com potencial de crescimento”, afirmou, apontando dados de 2022 em que o “queijo atingiu 150 toneladas e três milhões de euros”. Apontou um conjunto de medidas extraordinárias, avançando que nos próximos dias serão pagos 57 milhões de euros aos agricultores que se candidataram a apoios, nomeadamente aos produtores de leite, de maçã, de vinho, o apoio ao comércio local que pode contrariar a desertificação, o combate às assimetrias no acesso aos apoios e ao conhecimento. A terminar destacou a taxa de apoio aos jovens que pode chegar aos 80% e o prémio aumenta segundo o investimento, a exclusividade e se escolher os territórios de interior, seja como agricultor, pastor ou queijeira.

A habitual prova de queijo, oferta da Autarquia, foi um dos momentos altos da feira, onde os presentes puderam provar/degustar o queijo Serra da Estrela, o vinho “Dão de Penalva”, a broa e a maçã bravo de Esmolfe em ambiente de salutar convívio.

No stand da Câmara Municipal foi possível visitar a exposição de trabalhos escolares, alusivos à temática do evento, realizados pelos alunos do 1º Ciclo e Jardins de Infância do Concelho.

No programa televisivo “Somos Portugal” da TVI realizado durante a tarde, desfilaram vários artistas que garantiram a animação dos presentes no recinto da feira e a difundiram aos portugueses que assistiram à transmissão em direto.

O certame é uma aposta do Município na promoção da economia local e na divulgação da gastronomia, património, cultura, fumeiro, turismo e outras potencialidades do concelho.