Promover a consciência cidadã e incentivar a reflexão sobre os desafios globais foram os principais objetivos da visita de três turmas do 10.º e 11.º anos do Agrupamento de Escolas de Penalva do Castelo à exposição Equiterra, patente na Biblioteca Municipal entre 20 de outubro e 11 de novembro.
A mostra, concebida pela UN Women e adaptada para a língua portuguesa pelo Município de Penalva do Castelo, apresentou uma terra imaginária onde a igualdade, a justiça social e a sustentabilidade são plenamente concretizadas. Em Equiterra, todas as pessoas usufruem de direitos e oportunidades iguais, independentemente do sexo, condição física, religião ou nacionalidade.
Através de painéis informativos e de atividades complementares de observação guiada, a visita proporcionou momentos de reflexão sobre uma sociedade ideal, com acesso universal à educação e à saúde, livre de estereótipos, com igualdade salarial efetiva e sustentabilidade ambiental assegurada. Ao longo da visita, alunos e alunas foram convidados/as a comparar este cenário utópico com a realidade atual, refletindo sobre os desafios que ainda persistem em várias partes do mundo.
A iniciativa, integrada no Plano Municipal para a Igualdade e a Não Discriminação (2022-2026), contribuiu para a concretização local da Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação (ENIND), reforçando o papel de cada pessoa na promoção dos direitos humanos e sensibilizando para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.















