DIA INTERNACIONAL PELA ELIMINAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES ASSINALADO COM PLANTAÇÃO DE ÁRVORES

Como forma de assinalar o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, celebrado anualmente a 25 de novembro, o Município de Penalva do Castelo procedeu à plantação de 22 árvores, número correspondente às mulheres assassinadas em Portugal em contexto de violência de género, entre 01 de janeiro e 15 de novembro de 2022.

Este ato simbólico teve início no Edifício dos Paços do Concelho com a presença do Presidente da Câmara, Francisco Carvalho, bem como de representantes de vários organismos e entidades locais, nomeadamente das freguesias, GNR, Bombeiros, Agrupamento de Escolas, Unidade de Saúde Familiar, IPSS, Serviços Sociais, CPCJ e membros da Equipa para a Igualdade na Vida Local.
Os mesmos foram convidados a visitar a exposição fotográfica “Atos que são uma nódoa”, produzida pelo Município com o objetivo de sensibilizar para o combate à violência de género, e a mostrar o cartão vermelho à violência doméstica.

De seguida, cada um dos presentes procedeu à plantação de uma das árvores junto ao Mosteiro de Santo Sepulcro, situado na freguesia de Trancozelos, um espaço de memória, iniciativa à qual se juntou o Vice-Presidente da Câmara, José Laires.

A violência doméstica é um crime público que deteriora a dignidade humana, conduzindo a uma sociedade desestruturada e alienada de valores e princípios fundamentais.
Seja um agente de mudança. Não permita que as vozes das vítimas se silenciem.