De acordo com o relatório preliminar do Observatório de Mulheres Assassinadas (OMA), entre 1 de janeiro e 15 de novembro de 2025 foram assassinadas, em Portugal, 24 mulheres.
Hoje, 25 de novembro, assinala-se o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, uma data que nos recorda a importância de reforçar a prevenção, a sensibilização e o combate a todas as formas de violência de género.
No âmbito desta efeméride, no próximo dia 9 de dezembro, terá lugar, na escola-sede do Agrupamento de Escolas de Penalva do Castelo, uma ação de sensibilização sobre “Violência no Namoro”, promovida pela APAV – Associação Portuguesa de Apoio à Vítima e dirigida à comunidade escolar, com o objetivo de promover relações saudáveis, informadas e livres de violência.
Instituído pela ONU em 1999, o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres tem como propósito sensibilizar para a violência física, psicológica, sexual e social que afeta mulheres em todo o mundo, constituindo uma das mais graves e disseminadas violações dos direitos humanos.