CULINÁRIA E ANO NOVO CHINESES NA 3.ª EDIÇÃO DA INICIATIVA “MULTICULTURALIDADE À MESA”

Culinária e Novo Ano chineses foram temas que serviram de mote para a realização da 3.ª edição da iniciativa “Multiculturalidade à Mesa”, realizada no passado dia 24 de fevereiro, na Biblioteca Municipal de Penalva do Castelo.

A sessão teve início com a realização de uma palestra dinamizada por Helena Mesquita, professora graduada de Tai Chi e aluna, desde 2012, do Centro Científico e Cultural de Macau, que falou acerca do Ano Novo Chinês, iniciado no passado dia 10 de fevereiro, com o Ano do Dragão. Foram muitas as curiosidades partilhadas sobre esta cultura tão rica e singular, nomeadamente as características associadas a cada um dos doze animais que constituem o zodíaco chinês, passando pelo simbolismo associado à cor vermelha e porque é tão utilizada nas indumentárias e adereços usados nas épocas festivas, tendo havido ainda espaço para os/as participantes desenharem o caracter chinês Fu (福) e ser explicado o motivo pelo qual é colocado, de forma invertida, na porta de entrada das casas, a cada novo ano lunar, símbolo de felicidade, bênção e boa sorte.

Seguidamente, Zhenjing He, cidadão chinês residente em Penalva do Castelo há cerca de seis anos, protagonizou um momento de cozinha ao vivo, tendo confecionado dois pratos típicos da China, que foram acompanhados por um chá, bebida tradicionalmente consumida naquele país.

Decorrente do Plano Municipal para a Igualdade e a Não Discriminação, a iniciativa teve como grande objetivo sensibilizar os cidadãos e as cidadãs para a necessidade de uma sociedade que tenha presente os valores da solidariedade, da não discriminação pela nacionalidade, bem como o respeito pela diferença, pela diversidade e pela inclusão, contribuindo para uma cidadania mais inclusiva e igualitária.