Sistema de Abastecimento de Água ao Concelho de Penalva do Castelo (R1, R2, R3 elevado ao Mártir de Pindo)

Designação do Projeto: Sistema de Abastecimento de Água ao Concelho de Penalva do Castelo (R1, R2, R3 elevado ao Mártir de Pindo)

Código do Projeto: POSEUR-03-2012-FC-000338

Eixo Prioritário: Proteger o ambiente e promover a eficiência dos recursos

Tipologia de Intervenção: Ciclo Urbano da Água

Região de intervenção: Centro

Entidade beneficiária: Município de Penalva do Castelo

Data de aprovação: 20-02-2017

Data de início: 04-09-2017

Data de conclusão: 31-12-2019

Custo total elegível: 846753,52 €

Apoio Financeiro da União Europeia | FC 719740,49 €

Entendendo o Município de Penalva do Castelo que o abastecimento público de água às populações constitui um serviço essencial ao bem-estar, à saúde pública e à segurança coletiva das populações, às atividades económicas e à proteção do ambiente, e simultaneamente dar cumprimento à legislação em vigor, deverá ser dada relevância ao conteúdo atrás descrito, que permitiu efetuar a caracterização das condicionantes dos sistemas públicos de abastecimento de água existentes no Concelho.

O sistema de abastecimento de Penalva do Castelo, é feito maioritariamente por captações autónomas e ainda a partir do Sistema de Abastecimento Fagilde, que tem origem em Viseu na barragem de Fagilde, que é gerida pelo SMAS de Viseu. Presentemente, a adução a partir deste sistema representa apenas 30 % do caudal em Penalva do Castelo, perfazendo um caudal anual de 76.743 m3/ano (Medido). Tendo presente, estes volumes e ainda o facto de existir um acordo entre o município de Penalva do Castelo e o SMAS de Viseu, que consagra a disponibilidade de um caudal máximo de 1095 m3/d, pretende-se com esta candidatura a aprovação da solução técnica que permita a utilização dos volumes máximos garantidos pelo subsistema de Fagilde, sendo assim possível o fecho dos sistemas autónomos. Com esta candidatura o sistema de abastecimento Fagilde ao concelho de Penalva do Castelo representaria 100 % do volume entrado no concelho de Penalva do Castelo.

A barragem de Fagilde foi construída com o objetivo de garantir o abastecimento de água aos concelhos de Viseu, Mangualde e Nelas, tendo posteriormente sido alargado ao abastecimento parcial do concelho de Penalva do Castelo. A ampliação da barragem de Fagilde está limitada pela cota 312.00 metros (NMC), que corresponde à área máxima que é possível inundar sem atingir a povoação de Vila Corça no concelho de Viseu.

A barragem é formada por uma abóbada apoiada num contraforte central, onde se inserem os descarregadores, e em dois encontros. A sua altura, limitada pela cota de inundação da povoação de Vila Corsa situada a 2 km a Montante, é de 27 m acima da fundação.

 

 

 

Siga-nos

Acompanhe-nos nas redes sociais:

    

Contactos

  Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
  232 640 020
  232 640 021/22
  Avenida Castendo, 3550-185 Penalva do Castelo
N 40º 40´33´´ W 07º 42´07´´