Itens filtrados por data: terça, 15 outubro 2019

A Câmara Municipal de Penalva do Castelo, integrado no programa da XXIV Feira da Maçã Bravo de Esmolfe, promoveu o V concurso “Delícia de Maçã Bravo de Esmolfe” com o objetivo de criar ou reinventar um doce/bolo típico para o concelho.


A concurso estiveram 15 magníficos doces/bolos, em que o ingrediente principal e obrigatório era a Maçã Bravo de Esmolfe.

O júri teve grande dificuldade em eleger os vencedores, dada a qualidade e variedade apresentada pelos concorrentes.

Assim resultou a seguinte classificação:
1º - “Cavaca com caulis de Maçã de Esmolfe” – Beatriz Rebelo e Leonor Rebelo da Costa
2º - “Bolo-Rei de Maçã Bravo de Esmolfe” – Sandra Maria Gouveia Lopes Pais Ferreira
3º - “Rosinhas Bravo de Esmolfe” – Centro Social e Cultural Aníbal Pina Gouveia

Para além dos premiados participaram: Santa Casa da Misericórdia de Penalva do Castelo - “Pastel de nata à Bravo de Esmolfe”; Agrupamento de Escolas de Penalva do Castelo – “Queques de Outono”; Fernanda Ferreira Mendes Lopes - “Marmelada de Maçã Bravo de Esmolfe e Licor de Maçã Bravo de Esmolfe”; Luís Carlos Batista Carvalho – “Cerveja de Maçã Bravo de Esmolfe”; Zilda Beatriz Silva Joaquim e Amélia Figueiredo – “Maçã do Bravo Bem Bebido e Maçã Encantada”; Maria Adelaide Carvalho Sales Fernandes - “Pão de Maçã Bravo de Esmolfe”; Taekwondo Clube do Dão - “Tarte de Maçã Bravo de Esmolfe e Pasteis de Maçã Bravo de Esmolfe” e Maria Graça Diogo Ferreira – “Filhoses de Maçã Bravo de Esmolfe”. O Centro Social e Cultural Aníbal Pina Gouveia, também concorreu com a delícia “Argolinhas de Bravo de Esmolfe”.

Publicado em Notícias
terça, 15 outubro 2019 12:07

II Colóquio Maçã Bravo de Esmolfe

No dia 12 de outubro de 2019, realizou-se na Loja de Cidadão de Penalva do Castelo, o II Colóquio sobre a Maçã Bravo de Esmolfe, promovido pela Câmara Municipal de Penalva do Castelo, no âmbito da XXIV Feira da Maçã Bravo de Esmolfe.


Junto do público em geral, este evento permitiu fomentar um contacto direto entre produtores e consumidores.

Na sessão de abertura Francisco Carvalho, Presidente da Câmara Municipal, destacou a importância da Maçã Bravo de Esmolfe na atracão de gente ao território.

O colóquio foi moderado por António Figueiredo, diretor do Jornal do Centro e contou com a presença de ilustres oradores, nomeadamente o Professor Barracosa Silva, Professor Adjunto na ESAV do Departamento de Ecologia e Agricultura Sustentável, que abordou o tema intitulado: “Maçã Bravo de Esmolfe: A Identidade e Exclusividade de um Recurso Genético na Promoção de um Território”; o Dr. Pedro Machado, Presidente do Turismo Centro de Portugal, revelou “A Importância da Maçã Bravo de Esmolfe no Turismo do Centro”; o Eng. Belarmino Alves, Presidente da FELBA | Promoção de Frutas e Legumes da Beira Alta A.C.E. – Entidade Certificadora da Maçã Bravo de Esmolfe, expôs a visão/missão da FELBA sendo uma referência na valorização da Maçã Bravo de Esmolfe; e a Eng.ª Arminda Dias, técnica da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro, apresentou as “Singularidades da variedade Bravo”.

Esta ação teve como objetivo promover um produto que tem o seu berço na povoação de Esmolfe e que pelas suas características é único a nível mundial.

Publicado em Notícias

A terceira história do “Coelhinho Pimpão”, personagem infantojuvenil, criada pelo escritor José Soares, foi apresentada no dia 12 de outubro em Penalva do Castelo – Loja de Cidadão, à margem do “II Colóquio Maçã Bravo de Esmolfe”.

"O Coelhinho Pimpão e o Mistério da Maçã", foi editado pelas “Edições Esgotadas”, e tem em Esmolfe, terra-berço da Maçã Bravo, o seu cenário por excelência!

A sessão contou com intervenções de Francisco Lopes de Carvalho (Presidente da Câmara Municipal de Penalva do Castelo), de Teresa Adão (Ed. Esgotadas), dos Professores Fernando Alexandre Matos Pereira Lopes e Manuel Maria da Conceição Ferreira, a quem coube a apresentação do livro, e do autor José Soares.

Mais informações em www.edicoesesgotadas.com/jose-soares

Publicado em Notícias

Siga-nos

Acompanhe-nos nas redes sociais:

    

Contactos

  Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
  232 640 020
  232 640 021/22
  Avenida Castendo, 3550-185 Penalva do Castelo
N 40º 40´33´´ W 07º 42´07´´