A Biblioteca Municipal de Penalva do Castelo, acolheu no dia 8 de novembro, a sessão de informação sobre o Estatuto do Artesão e da Unidade Produtiva Artesanal, numa iniciativa organizada pelo Município de Penalva do Castelo com a colaboração do Centro de Formação Profissional do Artesanato (CEARTE).
A sessão teve inicio com as boas vindas proferidas pelo Senhor Presidente da Câmara, Francisco Carvalho, que agradeceu a presença de todos e realçou a importância deste tipo de iniciativas que visam a certificação, realçando que o CEARTE, ao qualificar e capacitar os produtores, dar apoio técnico e de inovação, reconhecer os artesãos e certificar as produções artesanais, valoriza, renova e moderniza o setor do artesanato e do património e acrescenta valor económico aos produtores, aos territórios e ao país.
Nesta iniciativa, Fernando Gaspar, coordenador do Gabinete para a Promoção das Artes e Ofícios do CEARTE, destacou o estatuto do artesão e da unidade produtiva artesanal (área alimentar e não alimentar) enquanto ferramenta para a valorização e o reconhecimento dos produtores e produtos artesanais.
Na sessão foi feita uma contextualização sobre o que é o estatuto do artesão e da Unidade Produtiva artesanal, qual a legislação aplicável, a quem se dirige, instrução dos processos de candidatura e quais as vantagens.
Foi também explicado aos presentes, que a obtenção de Carta de Artesão e Unidade Produtiva artesanal é um processo totalmente gratuito e quais as vantagens que estas certificações lhes podem trazer, nomeadamente ao nível de apoios governamentais às artes e ofícios, tais como, despesas inerentes à participação em feiras/eventos.
Na parte final da sessão, os participantes tiveram a oportunidade interagir e esclarecer dúvidas referentes às matérias expostas.
A Câmara Municipal encontra-se disponível para apoiar os produtores e artesãos locais, na organização dos processos de candidatura, para obtenção de carta de artesão e unidade produtiva artesanal.