Exposição «Guernica 75 anos» na Biblioteca Municipal de Penalva do Castelo

Encontra-se patente ao público, até 31 de outubro, na sala polivalente da Biblioteca Municipal, a exposição “Guernica 75 anos”.

Esta exposição, da autoria do Grupo de Trabalho de Artes Plásticas da Festa do «Avante!», foi organizada no âmbito da comemoração do 75º aniversário desses mesmos bombardeamentos sobre a localidade de Guernica, tragicamente fixada nesta obra maior de Pablo Picasso (1881-1973).

No dia 26 de Abril de 1937, a Legião Condor, constituída essencialmente por forças alemãs, lançou um severo bombardeamento sobre a pequena cidade basca de Guernica (Espanha). A cidade fica arrasada, permanecendo de pé apenas um velho carvalho, que se tornaria um símbolo da resistência à guerra e à barbárie. Guernica foi o primeiro bombardeamento aéreo sobre civis da história e não tinha qualquer objectivo militar. Aconteceu dois anos antes da II Guerra Mundial.

Além da reprodução do conhecido quadro do pintor espanhol (pintado com as dimensões 2,30 m x 4,93m), a exposição é ainda constituída por um conjunto de estudos realizados pelo pintor em torno de “Guernica”, algumas fotografias de Dora Maar, que acompanhou o próprio processo criativo, e poemas de Carlos de Oliveira (“Descrição da Guerra em Guernica”, dividido em 10 partes) e Eugénio de Andrade (“Guernica).

A Câmara Municipal, a Biblioteca Municipal e a DORViseu do PCP, uniram esforços para mostrar ao público uma obra-prima da pintura mundial.

A exposição poderá ser visitada durante o horário de funcionamento da Biblioteca Municipal.