"Boas Práticas em Bibliotecas Públicas": Biblioteca Municipal distinguida com Menção Honrosa

O projeto, “Literacia Inform@tica Para Todos”, da Biblioteca Municipal, foi distinguido com uma menção honrosa por “Boas Práticas em Bibliotecas Públicas”, numa cerimónia presidida pelo Secretário de Estado da Cultura, que decorreu, no passado dia 17 de abril, no Centro Cultural de Belém.

Esta menção honrosa, atribuída pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) no âmbito do prémio nacional “Boas Práticas em Bibliotecas Públicas” e como reconhecimento da qualidade e do mérito do projeto, foi entregue pelas mãos de Jorge Barreto Xavier, secretário de Estado da Cultura, ao presidente da Câmara Municipal de Penalva do Castelo, Francisco Carvalho, durante a conferência “Política do Livro e das Bibliotecas”, que decorreu em Lisboa, no CCB.

Este é a segunda distinção de âmbito nacional atribuída a este projeto em 2015, depois de, no passado mês de fevereiro, ter sido um dos vencedores nacionais do Prémio “Inclusão e Literacia Digital”, atribuído pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito da Rede TIC e Sociedade. O Prémio “Inclusão e Literacia Digital” distingue projetos altamente meritórios e que demonstram ser modelos de boas práticas enquanto promotores de cidadania e inclusão digital dos seus destinatários.

O Prémio “Boas Práticas em Bibliotecas Públicas”  foi instituído pela DGLAB em 2014, a fim de distinguir e premiar anualmente projetos inovadores desenvolvidos por bibliotecas públicas municipais portuguesas. Tem por objetivo contribuir para o reconhecimento e para a valorização do papel social das bibliotecas públicas, promovendo a divulgação, partilha e difusão das boas práticas.

Nesta primeira edição, o prémio foi atribuído à Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), pelo projeto Rede de Bibliotecas da CIRA, que compreende as bibliotecas municipais de Águeda, Albergaria-a-Velha, Anadia, Aveiro, Estarreja, Ílhavo, Murtosa, Oliveira do Bairro, Ovar, Sever do Vouga e Vagos.

Para além da menção honrosa atribuída à Biblioteca Municipal de Penalva do Castelo, o júri reconheceu a qualidade de outros projetos nacionais, designadamente o “Projeto de leitura inclusiva partilhada”, da Biblioteca Municipal José Travaços Santos (Batalha), “Ebooks e leitura digital – Oeiras a ler”, das Bibliotecas Municipais de Oeiras, “Viver a ler +”, da Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital e “Histórias com sentidos” da Biblioteca Pública Municipal do Porto e Biblioteca Municipal Almeida Garrett.