“imagens, letras e sons de abril” na Biblioteca Municipal

No âmbito das comemorações locais do 41º aniversário da Revolução dos Cravos, encontra-se patente, no átrio e sala polivalente da Biblioteca Municipal, a exposição “imagens, letras e sons de abril”.

Constituída por vários pequenos núcleos temáticos – “Cartoons”, “Imprensa escrita”, “Músicas”, “Documentários”, “Cinema”, “Cartazes”, “Livros Proibidos”, “Poemas” e “Abril para as Crianças” – esta exposição contou com o apoio do Centro de Documentação 25 de Abril (Universidade de Coimbra) e, entre outros, representa uma oportunidade para se apreciar a vertente cartoonista (através de um conjunto de reproduções originais) do reconhecido e multifacetado artista português João Abel Manta.

De igual forma, os visitantes poderão contatar com diferentes registos documentais da época e descobrir um conjunto de livros que, durante o Estado Novo, foram impedidos de publicação, conhecendo as razões invocadas pela Censura para a sua proibição.

A exposição “imagens, letras e sons de abril”, que pretende recordar algumas manifestações importantes que registaram o Dia da Liberdade, pode ser apreciada entre os dias 17 de abril e 04 de maio, durante o horário de funcionamento da Biblioteca Municipal.