Biblioteca Municipal recebe Prémio “INCLUSÃO E LITERACIA DIGITAL”

Decorreu no passado dia 24 de fevereiro, no teatro Thalia, em Lisboa, a Cerimónia de Entrega dos Prémios “Inclusão e Literacia Digital”, presidida pela Secretária de Estado da Ciência, Prof.ª Leonor Parreira, na qual marcaram presença o presidente da Câmara Municipal de Penalva do Castelo, Francisco Carvalho, e o diretor da Biblioteca Municipal, Manuel Luís Ferreira.

O projeto “Literacia Inform@tica Para Todos”, promovido pelo município de Penalva do Castelo através da sua Biblioteca Municipal, foi um dos vencedores nacionais do Prémio “Inclusão e Literacia Digital”, atribuído pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito da Rede TIC e Sociedade.

O Prémio “Inclusão e Literacia Digital” distingue projetos altamente meritórios e que demonstram ser modelos de boas práticas enquanto promotores de cidadania e inclusão digital dos seus destinatários.

A candidatura foi apresentada em 2014, pelo atual executivo e foi distinguida com um prémio no montante pecuniário de 6.477,00€.

Iniciado em outubro de 2011, ano de abertura da Biblioteca Municipal de Penalva do Castelo ao público, o projeto “Literacia Inform@tica Para Todos”, no qual já participaram mais de 110 formandos, foi distinguido como projeto de Inclusão e de Literacia Digitais de tipo 1 que “pelas caraterísticas de atuação, resultados e impacto na comunidade, dimensão geográfica ou demográfica, qualidade e inovação, consistência de ação enquanto promotores de cidadania e inclusão societal digital junto dos beneficiários, se configurem como modelos de boas práticas”.

O projeto constitui uma iniciativa formativa gratuita de inclusão e literacia digital, direcionada à população adulta do concelho que pretenda adquirir conhecimentos, desenvolver competências informáticas e aumentar os seus níveis de literacia digital e informacional. Desta forma, “Literacia Inform@tica para Todos” promove a inclusão societal digital (contribuindo para a redução de diversos fenómenos potenciadores de infoexclusão) e responde, objetivamente, às necessidades e expetativas de indivíduos da comunidade local, principalmente dos que não possuem quaisquer competências em Tecnologias da Informação.

Ver video