Exposição “ArteNoz” patente ao público na Biblioteca Municipal de Penalva do Castelo

A Biblioteca Municipal de Penalva do Castelo vai acolher, entre os dias 1 e 31 de agosto, a exposição "ArteNoz", uma mostra que alberga mais de 3 centenas de trabalhos artesanais, idealizados e meticulosamente concebidos pelo artesão-artista Luís Almeida.

Este artesão viseense, de 64 anos, começou a criar as suas próprias peças em 2004, vindo, desde então, a aperfeiçoá-las e a desenvolver novas ideias e técnicas a partir de diversos materiais recolhidos na natureza e/ou reaproveitados.

Uma casca de noz, um grão-de-bico, quatro feijões e alguma imaginação foi o suficiente para despertar em si o desejo de começar a fazer o "seu" artesanato. Também as cascas de avelãs e de amêndoas, as bugalhas, as bolotas, as folhas e pequenas rochas constituem alguns outros materiais usados por si nas criações artesanais.

Primando pela beleza e pela atenção ao pormenor, todas as peças são criadas manualmente e sem recurso a moldes, o que as torna verdadeiramente únicas. Para além de dezenas de presépios, de imagens de santos e de reproduções em miniatura de conjuntos patrimoniais da região, a exposição integra ainda a representação de profissões que entretanto caíram em desuso e de inúmeros quadros da vida rural.

A exposição poderá ser visitada durante o horário de funcionamento da Biblioteca Municipal.

Para ver cartaz completo, click na imagem abaixo.